NOTÍCIAS
Internacional
Milhares de imigrantes chegam a Ceuta a nado e nova crise migratória leva Espanha a reforçar fronteira
Foto: Antonio Sempere / AP

Milhares de pessoas cruzaram a fronteira entre o Marrocos e o enclave espanhol nesta semana, deixando mortos e levando a Espanha a reforçar a segurança. Veja o que já se sabe sobre a crise migratória

A cidade espanhola de Ceuta, localizada no norte da África, voltou a enfrentar uma forte crise migratória após a chegada de mais de 49 mil imigrantes nas últimas 24 horas, segundo o Ministério do Interior da Espanha. A maioria dos recém-chegados é formada por cidadãos marroquinos, entre eles jovens, famílias e crianças, que atravessaram a fronteira principalmente pelo mar. Diante da situação, o governo espanhol enviou militares para reforçar a segurança e conter o fluxo de pessoas.

 

A travessia deixou ao menos 24 mortos, de acordo com a agência espanhola EFE. As vítimas foram encontradas nas águas próximas ao enclave espanhol, considerado uma das principais portas de entrada para a União Europeia. Embora Ceuta esteja localizada no continente africano, o território pertence à Espanha e integra o bloco europeu, tornando-se um destino frequente para migrantes que buscam melhores condições de vida.

 

O governo do primeiro-ministro Pedro Sánchez mobilizou unidades do Exército para apoiar a Guarda Civil e a polícia, que afirmaram estar sobrecarregadas diante do grande número de chegadas. Sánchez também anunciou uma visita à cidade acompanhado do ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, além de reforçar a cooperação com o Marrocos para ampliar o controle da fronteira e acelerar a análise dos processos de imigração e possíveis deportações.

 

Veja também

 

Quase 400 migrantes chegam de uma só vez a território espanhol e provocam alerta por crise humanitária

 

Trump anuncia acordo para desarmamento total do Hamas e promete nova fase para a Faixa de Gaza

 

A União Europeia declarou apoio à Espanha e informou que avalia ampliar a atuação da Frontex, agência responsável pelo controle das fronteiras externas do bloco. A nova onda migratória lembra a crise registrada em maio de 2021, quando cerca de cinco mil pessoas cruzaram a fronteira em apenas um dia durante um período de tensão diplomática entre Espanha e Marrocos por causa da disputa envolvendo o Saara Ocidental.

 

Imigrantes marroquinos nada até o exclave espanhol de Ceuta, no norte da África — Foto: Antonio Sempere / AFP

Foto: Antonio Sempere / AFP

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram 

 

Segundo as autoridades espanholas, ainda não há uma explicação definitiva para o aumento das travessias, mas há indícios de atuação de organizações criminosas especializadas no tráfico de pessoas. A maior parte dos migrantes chegou nadando ao redor dos quebra-mares da praia de Tarajal ou atravessando áreas costeiras da fronteira. Agora, todos serão identificados e encaminhados para centros de acolhimento, onde terão seus pedidos de proteção internacional analisados ou poderão ser devolvidos ao Marrocos, conforme os acordos bilaterais e a legislação espanhola. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.