NOTÍCIAS
Plantão Policial
Ministério Público, em parceria com a Justiça do Amazonas, confirma situação caótica na unidade prisional de Eirunepé, interior do Amazonas
Foto: Divulgação

Promotor público esteve na DIP de Eirunepé e constatou in loco a falta de estrutura e a superlotação da carceragem

A Justiça do Estado, após atuação conjunta do Ministério Público do Amazonas (MPAM), da Polícia Civil e demais forças de segurança de Eirunepé, determinou a transferência de dezenas de custodiados provisórios e definitivos da 7ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Eirunepé para unidades prisionais da capital.

 

O pedido de transferência foi formulado pela Polícia Civil de Eirunepé, diante da situação crítica enfrentada pela unidade policial, e contou com total apoio do MPAM, por meio da procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Albuquerque e da Promotoria de Justiça de Eirunepé, que acompanha de forma contínua as condições estruturais da delegacia e a situação carcerária do município, além da prefeitura local.

 

A decisão foi proferida nesta segunda-feira (11/05) pela juíza Sabrina Cumba Ferreira, titular da 2ª Vara de Execução Penal de Manaus, após serem constatadas condições precárias de funcionamento da unidade policial, incluindo problemas estruturais, superlotação e ausência de condições mínimas de segurança e salubridade.

 

Veja também

 

Duas mulheres são presas após cometerem furtos dentro de ônibus no bairro Planalto, Zona Centro-Oeste de Manaus

 

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de três desaparecidos em Manaus e pede ajuda da população

 

 A DIP de Eirunepé corria risco de rebelião, além da

fuga de nove detentos no último domingo 

 

Ao autorizar a transferência, a magistrada destacou que a Delegacia de Eirunepé enfrenta cenário crítico, com dificuldades estruturais e operacionais agravadas pelas limitações logísticas do interior do Amazonas.

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) também se manifestou favoravelmente à remoção dos custodiados para Manaus, apontando que a capital possui melhor aparato de segurança, assistência à saúde, equipe técnica especializada e programas de ressocialização.

 

A medida terá validade inicial de 180 dias e contempla dezenas de presos provisórios custodiados na unidade policial de Eirunepé.

 

A atuação do MPAM ocorre dentro de um trabalho contínuo de fiscalização das condições da delegacia e da situação carcerária do município. Em janeiro deste ano, o promotor Cláudio Moisés Rodrigues Pereira realizou inspeção conjunta com o Poder Judiciário na unidade policial para verificar as reformas em andamento e as condições dos presos custodiados no local.

 

 Promotor de Justiça Cláudio Moisés Rodrigues encontrou

várias irregularidades na unidade. (Fotos: Divulgação) 

 

À época, o MPAM informou que a atuação ministerial em 2025 contribuiu diretamente para o início das obras emergenciais na delegacia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no  Facebook,  Twitter  e no  Instagram

Entre no nosso Grupo de  WhatApp,  Canal  e  Telegram 

 

“O Ministério Público acompanha de perto a situação da Delegacia de Eirunepé desde 2023. Ao longo desse período, adotamos diversas medidas judiciais e extrajudiciais para tentar corrigir os problemas estruturais, reduzir a superlotação e garantir condições mínimas de segurança e dignidade, tanto aos custodiados quanto aos servidores que atuam na unidade”, destacou o promotor. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.