NOTÍCIAS
Interior em Destaque
Ministério Público é Amazonas cobra concurso público para regularizar Guarda Municipal de Maraã
Foto: Divulgação

Ministério Público deu prazo para que a Prefeitura adote medidas para realizar concurso e fortalecer a segurança pública no município.

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Maraã, recomendou que a Prefeitura realize concurso público para regularizar o quadro da Guarda Municipal. A medida busca garantir que o ingresso na corporação ocorra conforme determina a Constituição Federal e fortalecer a segurança pública no município.

 

A recomendação foi assinada pelo promotor de Justiça Marcos Túlio Pereira Correia Júnior após a Promotoria receber informações de que pessoas estariam exercendo a função de guarda municipal sem aprovação em concurso público. O órgão também apontou possíveis irregularidades, como ausência de critérios rigorosos de idoneidade, falta de avaliações físicas e psicológicas e deficiência na capacitação continuada dos agentes.

 

Segundo o MPAM, essas falhas comprometem a atuação da corporação, especialmente em Maraã, município com acesso predominantemente fluvial e estrutura limitada de segurança pública. Para o Ministério Público, uma Guarda Municipal organizada é essencial para proteger o patrimônio público e reforçar as ações preventivas em benefício da população.

 

Veja também 

 

Após quase um mês internado, cacique Raoni recebe alta hospitalar em São Paulo

 

Polícia Federal aponta compra milionária de gado com recursos de suposto esquema de fraudes no INSS

 

Durante reunião pública realizada no município, o promotor apresentou a recomendação administrativa à Prefeitura e ao comando da Guarda Municipal, solicitando a adoção de medidas para estruturar a corporação e garantir a realização do concurso.

 

O documento estabelece que, no prazo de 90 dias, a administração municipal adote as providências administrativas e orçamentárias necessárias para promover concurso público de provas ou de provas e títulos, com número de vagas definido conforme a necessidade do município e em conformidade com a Constituição Federal e o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

 

Enquanto o certame não for concluído, o MPAM orienta que o comando da Guarda Municipal exija conduta ilibada dos agentes em atividade, promova capacitação permanente e ofereça treinamentos voltados para direitos humanos e cidadania.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

A Prefeitura também deverá responder ao Ministério Público em até 30 dias, informando se acatará a recomendação e apresentando um cronograma das medidas que serão adotadas. O MPAM alerta que o descumprimento injustificado poderá resultar em medidas judiciais e extrajudiciais. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.