NOTÍCIAS
Curiosidade
Mito ou verdade: tomar café antes de consumir bebida alcoólica reduz o efeito do álcool?
Foto: Freepik/Reprodução

A mistura é um coquetel perigoso para o coração e o sistema nervoso

Um café antes de sair pode parecer uma boa ideia: energia rápida, sensação de alerta e a promessa de durar a noite toda. Mas, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), essa decisão pode ter consequências perigosas para seu corpo e cérebro.

 

A cafeína, naturalmente presente no café e no chá, também é encontrada em bebidas energéticas, refrigerantes, alguns medicamentos e alimentos. Embora em quantidades moderadas não represente um problema para a maioria das pessoas saudáveis, especialistas alertam para os efeitos nocivos quando misturado ao álcool.

 

 Mesmo pessoas saudáveis ??devem evitar misturar cafeína com álcool — explica Sergi Ferre, neurocientista do NIH.

 

Veja também

 

Quantas calorias são queimadas durante o sexo?

 

Por que as orelhas dos elefantes são tão grandes?

 

Quando uma pessoa bebe, o álcool age como um depressor do sistema nervoso central: ele retarda os reflexos, prejudica o julgamento e relaxa o corpo. Mas se você já consumiu cafeína antes, seu cérebro pode não registrar esses sinais claramente. O resultado é que você se sente mais sóbrio do que realmente está.

 

Isso, de acordo com Ferre, pode levar a tomar decisões mais impulsivas, beber mais do que deveria ou pensar que você está em condições de dirigir quando não está.

 

Isso ocorre porque a cafeína pode impedir que o cérebro sinta os efeitos depressivos do álcool. O que pode levar alguém a beber mais do que o normal, diminuindo sua capacidade.

 

A razão por trás desse aviso está na forma como a cafeína interage com o cérebro. Esse composto funciona bloqueando uma substância química chamada adenosina, responsável por causar sonolência ao longo do dia.

 

Ao bloquear a adenosina, a cafeína suprime a fadiga e dá uma sensação de energia. No entanto, essa mesma ação pode esconder os efeitos do álcool.

 

Simplificando, a cafeína não reduz os efeitos do álcool, ela apenas os mascara. Além de alterar a percepção da intoxicação, a combinação de álcool e cafeína pode ter efeitos fisiológicos preocupantes.

 

A cafeína, em grandes quantidades, pode causar palpitações, ansiedade e até problemas gastrointestinais. E se você adicionar o impacto do álcool no fígado e no sistema nervoso, os riscos aumentam.

 

O corpo, diz o NIH, se adapta ao consumo regular de cafeína. Isso significa que aqueles que tomam café todos os dias podem precisar de cada vez mais para obter o mesmo efeito estimulante.

 

Mas quando esse aumento é combinado com o consumo de álcool, cria-se um cenário imprevisível.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Seu coração pode disparar, seu sistema digestivo pode ficar prejudicado e seu sono pode ser interrompido — alerta Ferre.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.