27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
08/03/2024

Mundo tem o 9º mês consecutivo de recorde de calor e temperatura nos oceanos é a mais alta já registrada

Foto: Reprodução

Dados do observatório europeu Copernicus mostram que fevereiro de 2024 foi o fevereiro mais quente já registrado globalmente com uma temperatura média de 13,54°C. Nos mares, o calor na superfície do mar atingiu um novo máximo absoluto de 21,09°C no final

Fevereiro de 2024 marcou o nono mês consecutivo de recordes de calor na Terra, anunciaram cientistas do observatório europeu Copernicus na quinta-feira (7). O dado considera a temperatura média do ar. Mas além das medições na atmosfera, os cientistas também verificaram recordes no oceano.

 

Desde junho de 2023, temos registrado um mês mais quente a cada novo período. Um dado preocupante que ilustra claramente que vivemos uma emergência climática, ou uma "era de fervura global", como definiu secretário-geral da ONU, António Guterres.

 

Fevereiro junta-se à longa série de recordes dos últimos meses. Por mais notável que isto possa parecer, não é realmente surpreendente, uma vez que o aquecimento contínuo do sistema climático conduz inevitavelmente a novos extremos de temperatura. — Carlo Buontempo, diretor do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S).

 

Veja também

 

Após frente fria, temperaturas voltam a subir em todo o Brasil; país pode ter nova onda de calor na próxima semana

 

Desmatamento no Cerrado vai chegar a 12 mil km² em 2024, caso ritmo se mantenha

Ainda de acordo com o observatório, fevereiro de 2024 foi o fevereiro mais quente já registrado globalmente porque teve uma temperatura média do ar de superfície de 13,54°C, o que equivale a 0,81°C acima da média de fevereiro de 1991-2020 e 0,12°C acima do recorde anterior, em fevereiro de 2016.

 

Além disso, a temperatura média global nos últimos doze meses (março de 2023 - fevereiro de 2024) é a mais alta já registrada, 0,68°C acima da média de 1991-2020 e 1,56°C acima da média pré-industrial de 1850-1900.

 

RECORDES NO OCEANO


Nos mares, a situação também é preocupante. Também segundo o observatório europeu, a temperatura média da superfície do mar global para fevereiro atingiu 21,06°C, um recorde quando comparado com qualquer mês do conjunto de dados do Copernicus.

 

O número ficou acima do recorde anterior de agosto de 2023 (20,98°C).

 

Fora isso, a temperatura média diária da superfície do mar global atingiu um novo máximo absoluto de 21,09°C no final do mês.

 

Anomalia na temperatura do ar à superfície em fevereiro de 2024. — Foto: Copernicus Climate Change Service/ECMWF

 

"O clima responde às concentrações reais de gases com efeito de estufa na atmosfera, pelo que, a menos que consigamos estabilizá-los, enfrentaremos inevitavelmente novos recordes de temperatura global e as suas consequências”, acrescentou Buontempo.

 

LISTA DE RECORDES


A marca de temperatura de fevereiro se soma à lista de recordes globais de calor neste e no último ano:

 

Primeiro, o planeta registrou o mês de junho mais quente da história.


Depois, a marca foi sendo quebrada a cada novo mês: julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e agora fevereiro.


Além disso, o número de dias que ultrapassou o limiar de aquecimento politicamente significativo de 1,5ºC já atingiu um novo máximo, muito antes do final de 2023.


E, para piorar, pela 1ª vez, o mundo registrou um dia com a temperatura média global 2°C acima da era pré-industrial.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram


Fora tudo isso, julho de 2023 foi tão quente que pode ter sido o mês mais quente em 120 mil anos, enquanto as temperaturas médias de setembro quebraram o recorde anterior em 0,5°C. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.