26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
16/05/2022

Musculação emagrece mesmo? Entenda como a prática pode combater a obesidade

Foto: Reprodução

Exercícios de força podem contribuir com a perda de peso e o condicionamento físico. Saiba de que maneira a musculação emagrece

Musculação emagrece? Essa é a dúvida de muitas pessoas que estão acima do peso. Geralmente, quando indivíduos obesos buscam uma atividade física para perder gordura corporal, a aposta é em exercícios aeróbicos, como esteira e bicicleta. Porém, o que talvez muitos não saibam, é que realizar musculação pode ser tão ou mais eficaz para o condicionamento físico.

 

De acordo com dicas do canal do Youtube do Dr. Márcio Tannure, médico do esporte membro Titular da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia (SBOT) e membro titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE), a forma mais eficaz de emagrecer com saúde é aliar os benefícios da prática aeróbica com a musculação.

 

Além disso, exercícios que promovem o ganho de massa muscular podem equilibrar o funcionamento do corpo, auxiliando na busca por uma qualidade de vida melhor.

 

Veja também

 

Como viver mais? Genética ajuda, mas estilo de vida saudável é fundamental

 

Noites maldormidas causam alterações de humor, ansiedade e depressão

 

MASSA MAGRA COMBATE PROCESSOS INFLAMATÓRIOS

 

Ainda de acordo com Tannure, um dos grandes problemas de ter um percentual elevado de gordura é a inflamação constante que isso gera no organismo. "O seu músculo produz vários hormônios, como a sua gordura também. Então, normalmente, o tecido adiposo tende a gerar adipocinas, substâncias inflamatórias. E é por isso que pessoas obesas e com sobrepeso tendem a ter doenças autoimunes, dores articulares e até mesmo câncer", explica.

 

Por outro lado, elevar a massa muscular do corpo, pode ser a chave para contra-atacar esse processo inflamatório causado pelo tecido adiposo. "O músculo gera miosinas, que são substâncias anti-inflamatórias. O ideal, óbvio, é que você tenha mais músculos - percentualmente falando - do que gordura", conta.

 

Por isso, ao questionar sea musculação emagrece, é necessário levar em conta também que a prática vai melhorar a saúde como um todo. Enquanto a gordura causa inflamações pelo corpo, os músculos liberam substâncias anti-inflamatórias. E, para adicionar mais massa magra no organismo, é necessário realizar treinos de força e contração muscular. "A hipertrofia muscular é muito importante no combate à obesidade. Sem contar que o músculo necessita de energia para você manter ele", conclui o médico.

 

MÚSCULOS CONSOMEM CALORIAS

 

Para iniciar o processo de redução de gordura corporal, é preciso gastar mais calorias do que se consome. Ou seja, se a dieta está na casa das 2.500 calorias diárias, será necessário gastar mais do que isso para começar a emagrecer. A estratégia utilizada para aumentar esse gasto e não precisar restringir muito a alimentação, é incluir atividades físicas na rotina. E a maioria das pessoas opta por exercícios aeróbicos pois eles costumam gastar mais energia do que a musculação.

 

O raciocínio está correto. Porém, é fundamental adicionar a musculação entre as atividades do dia. É ela quem vai aumentar a massa muscular do seu organismo. Ter mais músculos, além de combater processos inflamatórios, também vai aumentar a taxa de metabolismo basal do organismo - o número de calorias que o corpo precisa para sobreviver. Conforme o Dr. Tannure explicou, os músculos consomem mais energia do que a gordura.

 

MUSCULAÇÃO EMAGRECE E AUXILIA A EQUILIBRAR HORMÔNIOS

 

Realizar atividades de força também podem ser fundamentais para regular os níveis de testosterona no organismo. Com o hormônio em dia, a queima de gordura é mais eficaz. "A baixa de testosterona gera um acúmulo de gordura maior e isso vira um ciclo vicioso. Então, a musculação também te ajuda a criar um equilíbrio hormonal", conta Tannure.

 

O especialista ainda ressalta a importância de conjugar diferentes tipos de atividades para combater a obesidade. Os exercícios aeróbicos também são fundamentais para o emagrecimento, mas realizar apenas eles, pode mascarar alguns problemas que não foram resolvidos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Às vezes com o aeróbico - que é ótimo para perder gordura - você acaba perdendo músculos também. As vezes você está perdendo peso, mas as custas de massa muscular. E você olha na balança, acha que está sendo bom, mas quando você faz seus exames de sangue e avalia isso laboratorialmente e bioquimicamente, talvez tenha até piorado alguns parâmetros", alerta o médico.

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.