NOTÍCIAS
Internacional
Na surdina, ICE detém 10.000 imigrantes em cinco dias, dobrando número de prisões diárias
Foto: Reprodução

Agência de imigração recebeu orientação para ampliar detenções, com meta de 2 mil prisões por dia e 80% do efetivo dedicado às operações

Em uma operação intensificada, o ICE deteve mais de 10 mil imigrantes em cinco dias, dobrando as prisões diárias. A orientação veio da Casa Branca, visando 2 mil prisões diárias, com 80% do efetivo dedicado a essas ações. A operação, mais discreta após eventos caóticos anteriores, gerou temor entre comunidades imigrantes, especialmente após decisões da Suprema Corte que facilitam deportações.

 

Autoridades federais de imigração dos Estados Unidos detiveram mais de 10 mil pessoas nos últimos cinco dias, em meio a uma disparada impulsionada por uma pressão interna no Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE, na sigla em inglês) para elevar o número de prisões. Nos últimos dias, líderes da agência ordenaram que altos funcionários do ICE concentrassem mais esforços de seus agentes na detenção de imigrantes que pretendem deportar, segundo documentos obtidos pelo New York Times e entrevistas com autoridades federais. Como resultado, agentes do ICE prenderam pessoas durante apresentações obrigatórias às autoridades migratórias, em abordagens de trânsito e nas ruas.

 

A iniciativa aparentemente produziu resultados, com os números recentes de detenções praticamente dobrando em relação à média de mil prisões por dia registrada no início deste ano.

 

Veja também

 

Criança de 11 anos dirige caminhonete e mata oito monges durante peregrinação na Tailândia

 

PCC coloca Brasil no centro da estratégia de Trump para as Américas, dizem EUA

 

Autoridades do ICE foram informadas de que a Casa Branca desejava um aumento nas prisões, segundo três funcionários com conhecimento das conversas. Um deles afirmou que não está claro por quanto tempo esse ritmo poderá ser mantido, mas que dirigentes do ICE foram informados de que a meta de 2 mil prisões por dia passou a ser o novo padrão das ações de fiscalização.

 

O aumento ocorreu sem o destaque de operações altamente visíveis realizadas no ano passado. O novo secretário de Segurança Interna, Markwayne Mullin, havia prometido conduzir uma campanha de fiscalização mais discreta após o caos de uma operação que durou um mês em Minnesota, na qual agentes federais mataram dois cidadãos americanos.

 

— Nossa mensagem é clara: se você entrar ilegalmente em nosso país, nós o encontraremos, prenderemos e deportaremos — afirmou Lauren Bis, porta-voz do Departamento de Segurança Interna.

 

Nos últimos dias, agentes do ICE iniciaram uma ofensiva intensa para ampliar o número de prisões. O pico ocorreu no sábado, quando as autoridades detiveram mais de 2.400 pessoas, segundo documentos obtidos pelo New York Times. A população sob custódia em centros de detenção do ICE aumentou em quase 4 mil pessoas, chegando a mais de 63 mil sob responsabilidade da agência até terça-feira, de acordo com documentos internos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram  

 

Sob condição de anonimato, duas autoridades americanas afirmaram que os principais dirigentes do ICE receberam a orientação de garantir que o maior número possível de agentes trabalhasse sete dias por semana e de direcionar 80% do efetivo para operações de detenção. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.