26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
20/05/2022

No Amazonas, Encontro de Economia Criativa fecha coprodução com teatros de São Paulo e Minas Gerais

Foto: Antonio Lima/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Evento faz parte da programação do 24º Festival Amazonas de Ópera

O 3° Encontro de Economia Criativa e Teatros de Ópera na América Latina, realizado nesta sexta-feira (20/5), em Manaus, foi marcado pela assinatura do acordo de coprodução entre o Governo do Amazonas, o Theatro Municipal de São Paulo e o Palácio das Artes de Minas Gerais. As instituições vão produzir a ópera “O Contractador dos Diamantes”, de Francisco Mignone, para a próxima edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO), que marca os 25 anos do evento.

 

Promovido pelo Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), o Encontro foi realizado no Salão Solimões (avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, anexo do Centro Cultural Palácio Rio Negro) e fez parte da programação do 24° FAO.

 

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, a oportunidade de integração com outros estados movimenta a economia criativa em prol da cultura.

 

Veja também

 

Ópera ‘O Menino Maluquinho’ estreia com ‘casa cheia’ no Teatro Amazonas

 

Amazonas Band apresenta show no Teatro da Instalação

 

“A nossa gestão já vem com essa filosofia de rompermos a barreira do Estado, gerando oportunidade para muita gente. A cultura é feita essencialmente por pessoas, então isso faz com que a gente consiga manter os postos de trabalho”, avaliou o titular da pasta.

 

A diretora executiva do FAO, Flávia Furtado destacou a importância do evento e o primeiro acordo de coprodução entre três grandes casas de ópera do Brasil.

 

“Para evolução do setor, é muito importante mostrar esse caminho que vem sendo percorrido (parcerias) e, ao mesmo tempo, abrir o espaço e o diálogo para outros setores da própria cultura”, acrescentou.

 

RECONSTRUÇÃO DA ÓPERA

 

A obra “O Contractador dos Diamantes” está de volta ao repertório de ópera brasileira para a próxima edição do FAO.

 

A ópera brasileira do século 20, de Fernando Mignone, foi recuperada a partir de documentos encontrados pelo maestro Roberto Duarte, conforme detalhou o presidente da Academia Brasileira de Música (ABM), André Cardoso.

 

“Essa ópera (Mignone) estava em manuscrito ainda, guardada na Biblioteca Nacional. Então a academia brasileira pegou esse manuscrito, fez um trabalho primoroso de reconstrução dessa partitura e hoje a academia pode oferecer aos teatros de ópera do Brasil esse importante título”, explicou.

 

OLA pela primeira vez no Brasil – Manaus vai sediar o Encontro Anual da Ópera Latinoamérica (OLA), entidade que reúne representantes dos teatros de ópera da América Latina e Espanha. O anúncio foi feito pela diretora do Teatro Municipal do Chile e membro do Diretório da Ópera Latinoamérica, Cármen Larenas, durante o 3° Encontro de Economia Criativa e Teatros de Ópera na América Latina, em Manaus, nesta sexta. Será a primeira vez que o Brasil receberá o evento.

 

AUTORIDADES

 

Participaram ainda do encontro a diretora do GT de Cultura da Concertação pela Amazônia, Fernanda Rennó; a presidente do Conselho do Polo Digital de Manaus, Vania Thaumaturgo; o presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Gustavo Sampaio; secretária adjunta da capital da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), Arlete Mendonça; o representante da Secretaria de Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Angelus Figueira; o diretor do Centro da Música da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Bernardo Guerra e o titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

 

FESTIVAL

 

O FAO segue até 31 de maio, na capital e interior. Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento.

 

A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro e também no interior. As estreias das óperas são transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.