NOTÍCIAS
Saúde
Nova injeção contra o HIV mantém eficácia próxima de 100% mesmo após meses, mostram dados
Foto: AP via Business Wire

Lenacapavir, injeção aplicada apenas duas vezes por ano, não registrou novas infecções entre mulheres na extensão de um dos seus estudos e teve apenas um novo caso no outro. No Brasil, medicamento já foi aprovado pela Anvisa, mas não tem previsão de chega

Novos dados reforçam a eficácia de uma injeção aplicada a cada seis meses para prevenir a infecção pelo HIV. O medicamento, conhecido como lenacapavir, apresentou resultados próximos de 100% de proteção nos estudos que avaliaram sua utilização como profilaxia pré-exposição (PrEP).

 

A principal vantagem do tratamento é a longa duração. Em vez de depender da ingestão diária de comprimidos, a pessoa recebe uma aplicação semestral, o que pode facilitar a adesão à prevenção e reduzir o risco de esquecimentos.

 

O lenacapavir não é uma vacina contra o HIV. Trata-se de um medicamento antirretroviral desenvolvido para impedir que o vírus se estabeleça no organismo após uma possível exposição. No Brasil, a estratégia vem sendo avaliada para possível oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Veja também

 

SUS começa a oferecer novo medicamento para pacientes com ELA em fase inicial

 

Canetas emagrecedoras são consideradas seguras e eficazes para crianças com obesidade, aponta estudo

 

Os novos resultados mantêm a expectativa de que a injeção possa representar um avanço importante na prevenção do HIV, especialmente entre pessoas que enfrentam dificuldades para seguir corretamente a rotina de medicamentos diários.

 

Apesar dos resultados promissores, a utilização do medicamento depende de avaliação médica e de protocolos específicos de prevenção. A aplicação também não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis, por isso outras medidas de prevenção continuam importantes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram 

 

A expectativa é que novos estudos e avaliações definam como o medicamento poderá ser incorporado às estratégias de prevenção no país. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.