NOTÍCIAS
Bizarro
O misterioso lago da Tanzânia que ''transforma'' animais em pedra intriga cientistas
Foto: Reprodução

As imagens surreais de aves e morcegos petrificados despertaram curiosidade e alimentaram lendas sobre o lago africano

Localizado no norte da Tanzânia, próximo à fronteira com o Quênia, o Lago Natron se tornou conhecido mundialmente por um fenômeno impressionante: animais encontrados às margens do local parecem ter sido transformados em pedra. As imagens surreais de aves e morcegos “petrificados” despertaram curiosidade e alimentaram lendas sobre o lago africano.

 

O aspecto assustador dos animais é resultado das condições extremas presentes no lago. As águas possuem níveis altíssimos de alcalinidade, com pH que pode variar entre 9 e 12, além de concentrações elevadas de sais minerais e carbonato de sódio. Em algumas épocas, a temperatura da água chega perto dos 60 °C.

 

Apesar da fama de “transformar animais em pedra”, especialistas explicam que não ocorre uma petrificação verdadeira como a fossilização. O que acontece é um processo acelerado de calcificação e mumificação mineral. Quando um animal morre nas águas ou próximo delas, os sais presentes no lago se acumulam rapidamente sobre o corpo, criando uma aparência rígida semelhante à de estátuas.

 

Veja também 

 

''Curte canibalizar?'': conversa sobre fetiche envolvendo canibalismo viraliza nas redes sociais

 

Mulher fica com a pele preta e azul após começar a tomar medicamento; entenda

 

O fenômeno ganhou notoriedade internacional após o fotógrafo Nick Brandt divulgar imagens impressionantes de aves calcificadas encontradas na região. As fotografias deram ao Lago Natron o apelido de “Lago Medusa”, em referência ao personagem mitológico capaz de transformar pessoas em pedra.Outro detalhe curioso é a coloração avermelhada do lago. O tom é causado pela presença de microrganismos e algas adaptados às condições extremas de salinidade e calor. Esses organismos produzem pigmentos vermelhos e alaranjados, deixando a paisagem ainda mais exótica.

 

Mesmo sendo hostil para a maioria das espécies, o Lago Natron serve de habitat para flamingos-pequenos, peixes altamente adaptados e microrganismos resistentes. A região é considerada um dos principais locais de reprodução de flamingos da África Oriental.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Pesquisadores acreditam que muitos pássaros acabam caindo no lago por causa do efeito reflexivo da água, que pode confundir animais durante o voo. Depois disso, o ambiente extremamente alcalino acelera a preservação dos corpos. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.