27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
19/02/2024

Oceano esconde 'mina de ouro' geotérmica, diz relatório

Foto: Reprodução

Condições sob o fundo do mar prometem tornar a energia geotérmica mais barata e acessível, segundo consultoria de tecnologia geocientífica

Uma “mina de ouro” energética amplamente inexplorada jaz sob o leito oceânico, aponta relatório da consultoria de tecnologia geocientífica CGG. Condições únicas sob o fundo do mar prometem tornar a energia geotérmica mais barata e acessível.

 

Energias solar e eólica sozinhas não são suficientes para alcançar uma rede energética limpa. A energia geotérmica é, em muitos aspectos, uma fonte ideal de energia limpa; as rochas quentes sob a superfície terrestre contém mais energia do que a humanidade poderia usar em um milhão de anos.

 

Ao trazer essa energia para a superfície, pode-se utilizar diretamente o calor ou gerar energia elétrica. Diferente da solar e eólica, a energia geotérmica está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, com custos de infraestrutura não proibitivos e acessível em qualquer lugar do planeta.

 

Veja também

 

Polêmica no carnaval, espera pelo 'Apocalipse' levou bilionários a construir fortalezas contra o 'fim dos tempos'

 

4R's da comunicação e sua aplicação no marketing digital

No entanto, ela representa menos de 1% da produção global de energia. Isso porque as tais rochas quentes são mais facilmente acessíveis em alguns locais, onde estão mais próximas à superfície, do que em outros, onde estão profundamente enterradas.Além disso, a exploração geotérmica é relativamente cara e nem sempre bem-sucedida. Por isso, as empresas tendem a concentrar-se em áreas com maior certeza de retorno, como o “Cinturão de Fogo” do Indo-Pacífico, faixa tectônica repleta de vulcões.

 

A CGG aponta que, além dessas áreas vulcânicas, existe um recurso vasto e mais consistente no leito oceânico, nas zonas de rift subaquáticas, onde as placas tectônicas se afastam constantemente, criando nova crosta terrestre num processo chamado de “espalhamento do fundo do mar”.

 

Ilustração de possível fonte para energia geotérmica

 Foto: Reprodução

 

Nessas grandes fendas submarinas, a magma da Terra está consistentemente próxima à superfície, solidificando-se em nova rocha. Isso sugere que as taxas de sucesso da exploração geotérmica seriam muito maiores do que em terra, oferecendo também temperaturas mais consistentes e fluidos geotérmicos mais benignos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Essas condições replicam as melhores condições encontradas em terra, como no sul da Islândia, exceto que os recursos offshore são muito maiores. Mas, embora essas áreas sejam mais fáceis de explorar, estão mais distantes das redes elétricas.

 

Fonte: Olhar Digital

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.