O candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), apresentou propostas para ampliar o acesso ao crédito e criar novas oportunidades para micro, pequenos e médios empreendedores do estado. As medidas previstas em seu plano de governo incluem financiamentos com juros reduzidos por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), incentivo à formalização de negócios e ações para facilitar a venda de produtos e serviços.
Uma das iniciativas é a criação de um fundo garantidor para ajudar empreendedores que não possuem patrimônio para oferecer como garantia na hora de solicitar financiamento. A proposta busca facilitar o acesso aos recursos necessários para iniciar, manter ou expandir pequenos negócios.
O plano também prevê a criação do programa MEI Criativo Amazonas, com mutirões de formalização em polos regionais. Outra medida pretende ampliar a participação de pequenos empreendimentos nas compras realizadas pelo poder público, criando novas possibilidades de comercialização para os produtores locais.
Veja também
.jpg)
Para as mulheres empreendedoras, Omar propõe expandir o Crédito Rosa para os 62 municípios do Amazonas, em parceria com a Afeam, prefeituras e organizações da sociedade civil. A iniciativa pretende ampliar as oportunidades de financiamento para mulheres que desejam investir ou fortalecer suas atividades econômicas.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
No interior do estado, a proposta prevê polos de empreendedorismo e inovação em Parintins, Tefé, Tabatinga, Coari, Humaitá e Itacoatiara. O plano inclui assistência técnica, capacitação em educação financeira e gestão, além de medidas para impulsionar setores como artesanato, gastronomia, turismo, moda regional e economia digital.