Polícia Federal e Ibama cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão na residência e propriedades rurais do alvo da operação
A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA, deflagrou nesta quarta-feira, 12, a Operação Máscara Rural, para reprimir os crimes de desmatamento ilegal, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos 2 mandados de busca e apreensão na cidade de Apuí/AM, e realizada prisão preventiva de investigado que foi ocupante de cargos do executivo municipal em questão. Trata-se de um ex-vice-prefeito que não teve o nome divulgado.
A investigação teve início com o cruzamento de dados de alertas gerados por programas periciais avançados, indicando que o investigado movimentou valores expressivos acima de sua capacidade financeira.
Veja também
Operação Máscara Rural combate desmatamento
e invasão de terras públicas em Apuí no AM
O relatório policial apontou transferências suspeitas para pessoas físicas e jurídicas sem justificativa plausível, saques e depósitos sem origem identificada, valores fracionados, operações com indivíduos suspeitos e movimentações de altos valores sem comprovação de atividade compatível.
As imagens de satélites apontaram que o imóvel rural de posse do investigado passou por um processo de desmatamento intenso em agosto de 2024, abrangendo tanto o perímetro embargado pelo IBAMA quanto as regiões adjacentes.
O alvo também é investigado por crime de
lavagem de dinheiro (Fotos: Divulgação)
Conforme perícia e levantamentos realizados na área, apurou-se dano ambiental acima de R$ 19 milhões de reais. Assim, além do cumprimento dos mandados judiciais, serão sequestrados bens correspondentes ao valor do prejuízo ambiental estimado.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
São apurados os crimes de desmatamento, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro, dentre outros.