26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
30/01/2020

Ouvidoria-Geral do TCE recebeu mais de 1,6 mil manifestações em 2 anos

Foto: Divulgação

Tribunal de contas do amazonas

Considerada como o canal de comunicação da sociedade com o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a Ouvidoria-Geral do TCE-AM recebeu, nos de 2018 e 2019, um total de 1.662 manifestações da sociedade, segundo dados apresentados pelo conselheiro-ouvidor Érico Desterro.

 

Os dados consolidados fazem parte de um relatório de gestão elaborado pela Ouvidoria e disponibilizado em https://ouvidoria.tce.am.gov.br/.

 

Das 1.662 manifestações recebidas, 531 foram por e-mail, 450 foram encaminhadas pelo site da Ouvidoria, 361 foram obtidas durante o programa “Rodas de Cidadania” e 267 foram encaminhadas via WhatsApp, disponibilizado para denúncias. As demais manifestações foram encaminhadas pelo protocolo da Corte de Contas ou via atendimento pessoal.

 

Veja também 

 

Wilson Lima inaugura unidade do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, em Envira

 

Governo do Amazonas participa de Workshop da Visibilidade Trans

 

De acordo com o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, as demandas recebidas foram analisadas e diligenciadas por meio de rotinas inspiradas na nova ótica da Lei nº 13.460/17 (Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos), que fortalece o papel das ouvidorias públicas e estabelece novas premissas visando à eficiência na prestação dos serviços públicos.

 

Neste cenário, das 1.662 demandas recebidas, 892 foram registradas e atendidas por terem os requisitos mínimos. Destas, 658 foram comunicações de irregularidades (73,77%), 130 foram consultas (14,57%), 62 foram críticas ou reclamações (6,95%) e as demais foram elogios, solicitações de informações ou sugestões. A Ouvidoria ressaltou que as demandas não registradas foram arquivadas.

 

Pesquisa de satisfação

 

O relatório de gestão enfatizou, ainda, os dados de uma pesquisa de satisfação feita pelo site da Ouvidora e por totens instalados nos três prédios da Corte de Contas.

 

A avaliação foi realizada em atendimento a Lei nº 13.460/17 e serviu como um instrumento de aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Ouvidoria.

 

Segundo o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, 72% das pessoas atendidas pela Ouvidoria ficaram muito satisfeitas com o atendimento, mas ainda há espaço para melhorias.

 

“Desde o início, estamos fazendo um trabalho de autoavaliação. Os nossos números quanto a isso ainda precisam melhorar. Esse é o trabalho que nós vamos desenvolver neste novo biênio: identificar mecanismos de tornar mais ágeis e prontas as respostas que a ouvidoria dá a sociedade”, enfatizou o conselheiro Érico Desterro, ao agradecer pelo apoio ao trabalho do setor da então presidente conselheira do TCE Yara Lins dos Santos e do atual presidente, conselheiro Mario de Mello.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Aproximação com a sociedade

 

Desde 2018, a Ouvidoria do TCE vem ampliando a comunicação com a sociedade. O setor criou o programa “Rodas de Cidadania” – audiência pública após os módulos do o Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac) para discutir ações de fiscalização e controle – e intensificou a visibilidade nas redes sociais, aumentando o número de seguidores no Instagram (84,45%) e no Facebook (58,4%), gerando um aumento de manifestações à Ouvidoria.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.