07 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
21/05/2021

Por que as mãos e os pés ficam mais gelados que o resto do corpo?

É importante ter em mente que o excesso de frio nos pés e nas mãos talvez possa ser um indicador de algum problema de saúde mais específico.

A temporada de inverno pode ser verdadeiramente complicada para quem sente frio. Quando a temperatura exterior está mais baixa, pode ser uma missão quase impossível esquentar o corpo — sobretudo os pés e as mãos. Mas você já parou para se perguntar do porquê as extremidades do corpo humano ficarem mais geladas que o resto?

 

Você provavelmente já deve ter percebido alguma vez na vida, porém esquentar os pés e as mãos em um dia congelante se torna complicadíssimo até mesmo debaixo das cobertas. Pensando nisso, nós decidimos destrinchar esse tema para entendermos profundamente como esse "fenômeno fisiológico" funciona.

 

Veja também

 

Peixes de espécie pré-histórica são encontrados na costa de Madagascar

 

Pai registra filha com nome de anticoncepcional acreditando que a mãe havia engravidado propositadamente

 

Enfrentando o frio

 

(Fonte: Unsplash)

 

Os motivos para que os pés e as mãos sejam mais gelados que o restante do corpo são inúmeros. Desde estresse a diabetes, é importante estar atento a todos os sinais fisiológicos para combater esse problema. Porém, normalmente essa costuma ser apenas uma reação natural do nosso organismo.

 

Quando as temperaturas estão baixas, o corpo corresponde diminuindo os vasos sanguíneos visando reter calor. Isso faz com que exista uma menor circulação de sangue nas extremidades do corpo, ocasionando palidez e diminuição da temperatura nas mãos e nos pés.

 

Por isso, o mais recomendado é buscar o uso de roupas quentes para tentar equilibrar a temperatura e deixar essas partes do corpo próximas à temperatura normal. Além disso, bebidas quentes e movimentos físicos podem ajudar a fazer o sangue circular e diminuir a sensação de frio incessante.

 

Orientação médica

 

(Fonte: Unsplash)

 

Além dos motivos citados anteriormente, pessoas que sofrem com ansiedade ou que são fumantes costumam presenciar o efeito das mãos e pés gelados com maior frequência. Isso ocorre pois o cigarro promove a contração dos vasos sanguíneos e o estresse aumenta a liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina no sangue, prejudicando o acesso sanguíneo às extremidades do corpo.

 

Por fim, indivíduos que estiverem sofrendo com esse tipo de problema devem ficar atentos para os seguintes sintomas adicionais:

 

Unhas, pontas dos dedos ou lábios arroxeados;
Inchaço nas pernas e pés;
Formigamento nas extremidades do corpo;
Dor nas panturrilhas;
Sensação de desmaio;
Aumento dos batimentos cardíacos;
Cansaço frequente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.


É importante ter em mente que o excesso de frio nos pés e nas mãos talvez possa ser um indicador de algum problema de saúde mais específico. Caso a pessoa tenha feito de tudo para se aquecer e nada tenha funcionado, o ideal é ir atrás de um médico para averiguar o problema.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.