NOTÍCIAS
Meio Ambiente
Pré-COP em Brasília é passo fundamental para conferência em Belém. Entenda o que está em debate
Foto: Reprodução

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente da COP30, André Corrêa do Lago

A COP30 já começou. Na verdade, uma COP começa quando termina a outra. E nesta segunda e terça-feira acontece, em Brasília, a Pré-COP, um evento que reunirá cerca de 500 pessoas de 72 países. Estarão presentes negociadores, representantes de governos, de ONGs, cientistas.

 

Na pauta do encontro estão três temas principais: a primeira é agenda de adaptação, afinal vários países já sofrem efeitos irreversíveis das mudanças climáticas; por isso, é fundamental trabalhar junto à trilha de mitigação que busca reduzir o impacto do efeito estufa para diminuir os riscos futuros. O segundo ponto é a transição justa, que dá mais poder aos países para produzir com menos gases de efeito estufa e nesse ponto tem várias medidas unilaterais. A União Europeia, por exemplo, disse que a partir de 2026 só comprará de países que não desmatem. O terceiro ponto é o Balanço Global, como dar sequência às decisões da COP28, em Dubai.

 

Veja também

 

Dados sobre movimentação do gado produzido no Pará devem ser públicos, determina Justiça

 

Governo Presente: Ipaam distribui 350 mudas de plantas frutíferas, medicinais e ornamentais

 

A COP28 surpreendeu, foi uma conferência muito bem sucedida. A ministra Marina Silva - em evento em que discutimos as propostas para a conferência do clima em Belém, na ABL - lembrou que ninguém esperava nada de uma COP realizada no coração do petróleo, mas ela produziu um efeito muito importante, traçou um caminho para sairmos dos combustíveis fósseis. A carta final da conferência de Dubai firmou um compromisso não apenas de aumentar as fontes renováveis, mas falou pela primeira vez na necessidade de ter o caminho para o fim dos combustíveis fósseis, o que foi confirmado em Baku. Agora, o Brasil tem que dizer que maneira isso será feito, por onde começar.

 

Um tema importante de debate em todas as COPs é a questão do financiamento. Simon Stiell, secretário-executivo da UNFCCC, órgão da ONU dedicado ao clima, em entrevista à Folha de S.Paulo, afirma que a meta de US$ 100 bilhões de investimentos para mitigar os efeitos das mudanças climáticas firmada no Acordo de Paris foi alcançada. Ele afirmou, no entanto, que o caminho para US$ 300 bilhões por ano para financiar essa transição de modelo, acordada na COP 29, tem que vir dos países que emitem há mais tempo os gases de efeito estufa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Não faltarão assuntos para essa COP, também não vão faltar tensão e dificuldade. As discussões nesta segunda e terça-feira tentam aplainar algumas dessas dificuldades. Durante este ano, passamos infelizmente tempo demais discutindo a logística e nos afastamos do conteúdo, o qual é o mais importante. A reunião desta semana, a um mês da COP volta o debate para os trilhos. O importante é que os debates não terminam com a COP. A presidência de André Corrêa do Lago frente à COP não termina em Belém. Há uma transição de bastão para a COP 31 que ainda terá colaboração brasileira.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.