03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
16/12/2022

Prefeito de Lábrea pode estar escondendo o jogo por trás da manifestação desta sexta-feira (16/12) por conta de um possível fim do atendimento à população no hospital regional

Foto: Reprodução

O prefeito de Labrea, Gean Barros (MDB), preferiu transferir a suposta crise na rede municipal de saúde a Câmara. E não se tem notícia que tenha recorrido aos candidatos que apoio nas eleições de outubro passado

*Por Xico Nery, correspodente do "PORTAL DO ZACARIAS" no interior do Amazonas - Manifestantes convocados por apoiadores do prefeito de Lábrea, a cerca de 854 quilômetros desta Capital, Gean Barros (MDB), podem ocupar as ruas da cidade nesta sexta-feira (16), num ato que promete expor a situação crítica da rede municipal de saúde e do hospital da cidade.

 

A manifestação, segundo relatado pela Subsecretaria Municipal de Saúde, “é sensibilizar autoridades e chamar a atenção à situação que enfrenta a rede municipal”.

 

Vários são os problemas que viriam tirando o sono do prefeito e direção da Hospital Regional. Segundo dados colhidos, “os salários dos clínicos, cirurgiões e outros, puxariam as despesas para cima”.

 

Veja também

 

Indígenas rechaçam indicação de médico bolsonarista para assumir cargo no governo Lula no município de Lábrea, interior do Amazonas

 

EXCLUSIVO! Denúncias graves acusam investigadora de Polícia Civil de suborno, facilitação de fugas de presos, incêndio de delegacia e viaturas no interior do Amazonas

 

Panfleto publicitário saído de reunião na Câmara que contou com a

participação de setores da Saúde e do Hospital da cidade de Labrea

 

O CAOS À VISTA?

 

No final deste ano, os contratos dos clínicos, cirurgiões e servidores especializados da Prefeitura - uma obrigação só dela - estão previstos ser encerrados. E isso, segundo uma fonte do Hospital Regional, “tem tudo para impactar o atendimento à população.”, prevê outro servidor.

 

Dados obtidos nos bastidores do “Movimento Pró-Saúde de Lábrea 2023-24”, tendo à frente a Secretaria de Saúde, prefeito Gean Barros, Vereadores aliados, além de secretários, servidores e outros setores, “a manifestação é para durar o dia todo”. o ato está previsto para começar às 9h. A concentração será em frente ao prédio da Câmara de Vereadores.

 

 

Pacientes indígenas são os que mais enfrentam dificuldades

no atendimento à saúde na rede municipal de saúde

 

OUTRO LADO

 

Setores mais à esquerda da administração afirmam, no entanto, que o prefeito tenta obter com a manifestação - nos moldes da “Caminhada Para Cristo” -, o apoio do governador Wilson Lima para que assuma os salários dos servidores”. Principalmente, em segurar a pemanência de um cirurgião estrangeiro.

 

Enquanto isso, parte dos servidores envolvidos no ato desta sexta-feira (16) revelaram que “o orçamento da saúde foi esgotado e a Prefeitura a três meses da eleição, “teria contratado temporários para a saúde, educação, serviços de limpeza e aumentado o quadro de comissionados”.

 

- Essa é a realidade da situação geral, acrescentaram as fontes em informes passados ao "PORTAL DO ZACARIAS".

 

No outro lado da linha, a Prefeitura já estaria com uma lista pronta de contratados para demiti-los até 31de dezembro. E que uma possível demissão, também, dos médicos e servidores especializados, “estaria sendo usada para justificar o suposto fracasso do sistema de atendimento à população”.

 

 

Na eleição passada, o prefeito participou de várias reuniões com servidores

e a população anunciando melhorias na educação saúde e outros

serviços.Segundo informações a maioria dos convocados teriam

sido contratadospara varrerruas e outros, justamente, para

serviços de saúde, educação e agricultura

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

LINHA DE FRENTE

 

A opção evitar a situação crítica da rede municipal de saúde - que já arrasta por muito tempo -, segundo novas informações, foi o prefeito recomendar à direção do Hospital Regional - e sem a presença do secretário de Saúde, Dário Vicente - ir aos vereadores propor a elaboração de um Plano de Contenção dos Serviços de Saúde à População diante do quadro atual, logo às eleições de outubro deste ano.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.