NOTÍCIAS
Manaus
Prefeitura de Manaus intensifica desarticulação de lixeiras irregulares para prevenir alagamentos e salvar vidas
Foto: Divulgação/Semulsp

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), intensificou, nesta terça-feira, 25/3, o combate às lixeiras irregulares em pontos críticos da cidade, como parte das ações de prevenção aos impactos causados pelas fortes chuvas do inverno amazônico.

 

As equipes da Semulsp atuaram na remoção de pontos de descarte ilegal no Prosamim do bairro Cachoeirinha, zona Sul; na rua Bambuzinho, no bairro Nova Vitória, e na avenida Mirra, no bairro Jorge Teixeira, ambos na Zona Leste de Manaus.

 

Essas áreas vinham sendo utilizadas indevidamente como depósitos de lixo, contribuindo para o entupimento de bueiros, transbordamento de igarapés, alagamentos em casas e deslizamentos de terra. Segundo o secretário de Gestão da Semulsp, Altevir Moreira, essas lixeiras irregulares representam uma ameaça direta à população.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus substitui rede de drenagem no bairro Morro da Liberdade para evitar alagamentos durante período chuvoso

 

Prefeitura de Manaus promove seminário 'Nosso Centro' nos dias 24 e 25 de abril

 

 

“Muita gente não percebe, mas jogar lixo em local indevido pode custar vidas. Esse lixo entope os bueiros, impede o escoamento da água, faz os igarapés transbordarem e provoca deslizamentos.

 

Já tivemos mortes em Manaus por causa disso. Estamos cumprindo a orientação do prefeito David Almeida de intensificar o trabalho de limpeza, mas reforçamos que a população precisa fazer a sua parte. Cuidar da cidade é um dever de todos”, enfatizou Moreira.

 

 

Moradores das áreas beneficiadas reconheceram que a ação não é inédita. Em muitos casos, a Semulsp já esteve nos locais mais de uma vez, realizando limpeza e desarticulação de lixeiras irregulares, mas o problema volta a se repetir por conta da falta de consciência por parte da população.

 

“Essa não é a primeira vez que a prefeitura vem aqui. A Semulsp já limpou várias vezes, mas logo depois o povo volta a jogar lixo no mesmo lugar. É um trabalho que tem que ser reforçado, sim, mas a mudança tem que começar por nós também”, disse a moradora do Prosamim do Cachoeirinha, Maria do Socorro.

 

Fotos:Divulgação/Semulsp

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A Semulsp reforça que manter a cidade limpa é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população. A colaboração dos moradores é essencial para evitar tragédias, especialmente nesse período de chuvas intensas. 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.