Partido arrecadou R$ 6,8 milhões na eleição passada contra Jair Bolsonaro e supera ganhos de Ronaldo Caiado em um dia
O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu lançar uma vaquinha virtual para arrecadar recursos destinados à campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição. A iniciativa chama atenção porque a legenda terá direito a cerca de R$ 615 milhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o fundo eleitoral, para as eleições de 2026.
A arrecadação pela internet faz parte da estratégia do partido para ampliar a participação de apoiadores na campanha e criar uma fonte adicional de recursos. As doações poderão ser feitas por pessoas físicas dentro dos limites estabelecidos pela legislação eleitoral.
Apesar do volume expressivo disponível no fundo eleitoral, o PT avalia que a contribuição direta dos apoiadores pode ter um papel político além da arrecadação. A ideia é estimular o engajamento da militância e aproximar eleitores da campanha de Lula durante o período eleitoral.
Veja também

Zema promete ajuste fiscal para reduzir juros e defende anistia aos condenados do 8 de janeiro
Flávio propõe a Tarcísio pacto para cumprir apenas um mandato
Os recursos obtidos por meio da vaquinha deverão seguir as regras da Justiça Eleitoral e ser registrados na prestação de contas da campanha. O partido também terá de respeitar os limites legais para doações e as normas que estabelecem como o dinheiro pode ser utilizado durante a disputa.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A estratégia ocorre em meio à preparação do PT para a eleição presidencial e à disputa com os demais candidatos. Lula busca um novo mandato e terá pela frente uma oposição que pretende ampliar a mobilização nas redes sociais e entre seus apoiadores. A campanha petista aposta na combinação entre recursos públicos do fundo eleitoral e a participação financeira direta da militância.