24 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
23/06/2021

Ricardo Salles pede demissão do Ministério do Meio Ambiente

Foto: Reprodução

Investigações no STF e pressões internacionais pesaram na saída de

Com a vitória do democrata Joe Biden na presidência dos Estados Unidos, cresceu a pressão internacional sobre o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Washington se uniu à União Europeia pela cobrança de resultados concretos para o combate ao desmatamento ilegal no Brasil. Ganhou robustez a mensagem de que não adiantam metas e compromissos mais ambiciosos para minimizar os efeitos do aquecimento global, se a Amazônia continua a ser devastada em números recordes de desmatamento.


Além do desmatamento da floresta, as investigações contra Salles no Supremo Tribunal Federal (STF) eram outro fator de preocupação dentro e fora do governo.

 

O ministro era investigado por suspeitas de favorecimento a empresas do setor madeireiro — o que, segundo uma fonte, prejudicava ainda mais a imagem do Brasil no exterior.

 

Veja também 

 

Com apoio da Prefeitura, Câmara Municipal de Manaus realiza Semana do Meio Ambiente

 

Gestão David Almeida levará ações do Junho Verde ao bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus

 

‘Já vai tarde’: entidades e ex-ministros comemoram saída de Salles,

mas não apostam em mudanças na política ambiental

 

Com a saída de Ricardo Salles do governo, a expectativa é que o Itamaraty passe a comandar, pelo Brasil, as negociações ambientais no plano internacional, sem precisar dividir a tarefa com o Ministério do Meio Ambiente. A avaliação de fontes envolvidas com o tema era que Salles atrapalhava mais do que ajudava nos debates sobre o aquecimento global, não apenas por seu estilo pouco diplomático de dialogar, mas por ser responsabilizado pelo enfraquecimento de órgãos como o Ibama e pela expansão do desmatamento da Amazônia.

 

Nesta quarta-feira, ao tomar conhecimento do pedido de demissão de Salles do governo, a presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Kátia Abreu (PP), comemorou. Segundo ela, a saída do ministro do Meio Ambiente "é um sinal verde para o Brasil! Espero tempos novos e alvissareiros para a Amazônia e o Brasil".

 

Na última terça-feira, a senadora divulgou uma nota responsabilizando Salles pelas dificuldades nas negociações com os EUA sobre clima. Ela disse que as conversas foram suspensas unilateralmente e sem justificativa pelos americanos e citou, entre os motivos, as investigações sobre Salles e a atual paralisia no desmatamento.

 


MPF já havia pedido o afastamento de Salles do Ministério

do Meio Ambiente (Fotos: Reprodução)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 
 

Em nota divulgada nesta quarta-feira, a embaixada americana em Brasília ressaltou que os EUA estão comprometidos em trabalhar com nações parceiras em todo o mundo, incluindo o Brasil, no desafio global de combater as mudanças climáticas.

 

Fonte: Extra Online

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.