27 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
25/11/2021

Sem polícia, jogo tem invasão a campo, agressão a árbitros e até arremesso de lixeira

Foto: Reprodução

Após fim de duelo da semifinal da Copa dos Rios, organizado pela Federação Amazonense de Futebol, torcida e jogadores de Caapiranga ficam revoltados com lance marcado pela arbitragem

O estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus, recebeu nesta terça-feira a semifinal da Copa dos Rios, competição amadora realizada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF). E o duelo entre Caapiranga e Canutama, duas seleções de municípios do interior do Amazonas, terminou em invasão de campo, agressão a árbitros e até arremesso de lixeira no campo pela torcida. 

 

A confusão começou no fim do jogo, quando a equipe de Canutama venceu por 2 a 0 e garantiu vaga para a final da Copa do Rio. Após o apito, jogadores de Caapiranga partiram aproveitaram que não havia policiamento no estádio e partiram para cima do quarteto de arbitragem reclamando de um gol que teria sido anulado inicialmente por um dos auxiliares e depois foi validado pelo árbitro.

 

Torcedores, alguns jogadores e dirigentes de Caapiranga partiram para cima do quarteto de arbitragem composto por Rafael Ramos Tourinho (árbitro principal), os assistentes Hugo Agostinho Chaves da Paixão e Anne Kesy Gomes de Sá, além do quarto árbitro Halbert Luis Baia. O coordenador da competição, Lázaro D'ângelo, e o secretário-geral da FAF, Labíbio Lima, também foram agredidos.

 

Veja também

 

Amazonas FC repatria meia Ibson para a temporada 2022

 

Remo vence o Manaus e avança para encarar o Paysandu na semifinal da Copa Verde

 

Durante a partida, o árbitro Rafael Tourinho validou um gol que já havia sido marcado impedimento pelo assistente Hugo Agostinho Chaves da Paixão. A partida já havia sido paralisada ainda no primeiro tempo, quando a torcida xingava o juiz e ele ainda não paralisou a partida por 10 minutos.

 

O coordenador da competição, Lázaro D'Ângelo, confirmou que não havia policiamento no estádio e que não houve tempo hábil para solicitar junto à Polícia Militar do Amazonas. Segundo ele, o local do jogo foi alterado várias vezes e isso impossibilitou que mandasse ofício com 24h de antecedência.

 

A FAF se pronunciou a respeito da confusão por meio de nota. No pronunciamento, assinado pelo presidente em exercício, Pedro Augusto Oliveira da Silva, a federação fala que os organizadores da competição, equipe de arbitragem e funcionários da entidade foram covardemente agredidos.

 

A nota diz ainda que "atitudes como essa nunca serão toleradas e aceitas, partindo de quem se julga gestor desportivo, devendo merecer as sanções devidas, as quais serão apreciadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) e autoridades policiais. Veja a nota no fim da matéria

 

A Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea) emitiu nota em que repudia "de forma veemente a atitude de alguns torcedores e dirigentes da seleção de Caapiranga que invadiram o gramado e agrediram funcionários e dirigentes da Federação Amazonense de Futebol".

 

Nota da FAF


A Federação Amazonense de Futebol (FAF) vem a público repudiar veementemente o lamentável incidente ocorrido no estádio Ismael Benigno na tarde desta terça-feira (23), durante e após a partida entre Caapiranga e Canutama, pela semifinal da Copa dos Rios 2021, onde organizadores da competição, equipe de arbitragem e funcionários da entidade foram covardemente agredidos.

 

Segundo apurado, relatado e observado em imagens, o tumulto foi provocado por autoridades, torcedores e alguns jogadores da seleção de Caapiranga. Atitudes como essa nunca serão toleradas e aceitas, partindo de quem se julga gestor desportivo, devendo merecer as sanções devidas, as quais serão apreciadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) e autoridade policiais.

 

Em razão disso, fica cancelada a disputa de 3° lugar da Copa dos Rios 2021, que seria entre as equipes de São Sebastião do Uatumã e Caapiranga, mantida apenas a decisão do título entre Uarini e Canutama, que será realizada nesta quarta-feira (24), às 15h30, no estádio Ismael Benigno.

 

Pedro Augusto Oliveira da Silva


Vice-presidente da FAF, no exercício da Presidência

 

NOTA DA ACLEA


A Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas repudia de forma veemente a atitude de alguns torcedores e dirigentes da seleção de Caapiranga que invadiram o gramado e agrediram funcionários e dirigentes da Federação Amazonense de Futebol.

 

As cenas de pura selvageria, ocorridas após o jogo Caapiranga x Canutama, pela Copa dos Rios, demonstra claramente a falta de segurança em nossos estádios. Além de falta de estrutura da Colina para acomodar uma partida se seminal de competição.

 

Pelo que foi observado nas imagens e relatado por testemunhas, não havia policiamento adequado no local. Com isso, os torcedores revoltados ficaram à vontade dentro do campo, onde promover verdadeira caçada aos membros da FAF e da arbitragem.

 

A ACLEA lamenta e se coloca ao lado da FAF e dos funcionários agredidos contra essas pessoas que nem devem ser chamadas de torcedores. São marginais, vândalos e devem ser banidos do futebol. E nas imagens é fácil identificar cada um deles.

 

Um dia triste para o futebol amazonense.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Paulo Roberto Pereira


Presidente da Aclea

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.