27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
15/07/2022

Sono de qualidade entra na lista de itens essenciais para a saúde

Foto: Reprodução

O sono de qualidade tem a mesma importância para a saúde que a alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e o controle de peso. A Associação Americana do Coração, principal entidade do mundo da cardiologia, divulgou recentemente a atualização das métricas que determinam como preservar a saúde do coração e do cérebro. Dormir bem agora é comprovadamente mais uma maneira de se manter saudável.

 

De acordo com a associação, o descanso deve ocorrer sem interrupções e durar, em média, de sete a nove horas por noite. Além do sono de qualidade, a alimentação, a prática de exercícios e o controle de peso, fazem parte da lista também o controle da pressão arterial, da concentração de gorduras e açúcar no sangue e evitar o tabagismo.

 

O neurocirurgião e neurologista do Hospital Albert Einstein, Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, destaca que os períodos de sono ocupam até 25 anos de nossas vidas, e jamais podem ser considerados um estado de ociosidade dos neurônios, pois eles também funcionam a noite. Ele enfatiza que o sono é um dos pilares para uma boa saúde. “Ponha o seu sono bem no alto de uma lista das suas prioridades”, ressalta.

 

Veja também

 

Dormir bem emagrece, sabia? 5 alimentos que ajudam no sono

 

5 alimentos que estragam sua noite de sono. Evite-os!

 

Por que dormir bem contribui para a saúde?

Conforme o especialista, a insônia e o sono fragmentado nos impedem de passar por todos os ciclos do sono, inclusive o mais restaurador. “O sono fragmentado predomina em pessoas acima dos 50 anos em homens e mulheres, aumentando o risco de: AVC, câncer e diabetes, além de aumentar o risco de acidentes de trânsito e levar a um prejuízo na qualidade de vida, com impacto também sobre a memória”, explica o neurologista.

 

O médico revela ainda que dormir o suficiente aumenta a nossa probabilidade de afastar a demência no futuro, pois uma noite sem sono eleva o acúmulo de substâncias beta- amiloide, aumentando o nível de inflamação no cérebro e prejudicando as sinapses. “O acúmulo de proteínas-tau dentro dos neurônios atrapalha o seu funcionamento adequado (fluxo neural) e aí começa a marcha rumo a doença de Alzheimer”, adverte.

 

O Dr. Wanderley justifica que o sono “limpa“ nosso cérebro, como se fosse um disco rígido de computador, para que possamos receber novas informações a serem processadas no dia seguinte. “Após uma noite bem dormida, é possível desenvolver um hiperfoco, por isso temos que ter este ‘ciclo de limpeza’: para uma atenção plena e mais qualidade de vida”, completa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

COMO TER UM SONO MELHOR

 

O neurocirurgião dá algumas dicas que podem te ajudar a ter um sono de qualidade:

 

Mantenha um horário e uma rotina de sono;
Não vire coruja, passando madrugadas em claro;
Evite cafeína à noite;
Evite álcool a noite;
Evite jantar pesado;
Mantenha o quarto silencioso e escuro;
Não utilize aparelhos eletrônicos à noite, inclusive o celular.
O médico reforça a importância de dormir bem. "Cada noite de sono conta, pois o sono é uma atividade rejuvenescedora”, finaliza. 

 

Fonte: Saúde em Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.