26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
24/06/2022

STF: Gilmar chama União e estados para tentar 'pacto' sobre ICMS

Foto: Reprodução

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou para a próxima terça-feira (28/6) audiência de conciliação entre os estados e a União para tentar um acordo sobre a tributação de ICMS nos combustíveis.

 

No despacho assinado nesta sexta-feira (24/6), o ministro explicou que os representantes federados manifestaram interesse em buscar um acordo formal com o Poder Executivo.

 

“Considerando a busca por um compromisso conciliatório manifestado pelos estados-membros e colhida, pessoal e informalmente, a concordância da submissão ao interesse autocompositivo com diversas autoridades do Poder Executivo da União, designo audiência de conciliação/mediação, na qual poderão comparecer os representantes de todos os entes federados, a ser presidida por mim e/ou pelo juiz auxiliar Diego Viegas Veras no dia 28 de junho de 2022, às 9h, virtualmente, pela plataforma Zoom”, declarou.

 

Veja também

 

Bolsonaro sanciona com vetos projeto que limita ICMS sobre combustíveis

 

Governadores vão ao STF contra mudança no ICMS dos combustíveis

 

O ministro solicitou aos representantes que compareçam à audiência com propostas que envolvam o pacto federativo sobre o ICMS. Caso seja necessário, previamente autorizadas pelos setores técnico-administrativos.

 

No início da semana, as procuradorias-gerais dos 26 estados e do Distrito Federal pediram ao ministro que suspendesse a decisão do ministro André Mendonça, que limitou as alíquotas de ICMS cobradas sobre combustíveis.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A convocação se deu após ação proposta pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais dos estados e do Distrito Federal (Conpeg) que questionou a competência do ministro Mendonça para decidir sobre critérios de essencialidade na tributação de combustíveis. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.