NOTÍCIAS
Saúde
SUS inaugura primeira UTI Inteligente do país e Amazonas está entre os próximos estados contemplados
Foto: Divulgação

O Sistema Único de Saúde (SUS) deu um importante passo na modernização da assistência hospitalar com a inauguração da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Inteligente da rede pública. A nova estrutura começou a operar neste sábado (27), no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e utiliza inteligência artificial, conectividade avançada e análise de dados para ampliar a segurança dos pacientes e tornar o atendimento mais eficiente.

 

A tecnologia permite acompanhar continuamente os sinais vitais dos pacientes, cruzar informações clínicas em tempo real e emitir alertas automáticos quando há risco de agravamento do quadro de saúde. As informações mais relevantes também são integradas diretamente ao prontuário eletrônico, auxiliando a equipe médica na tomada de decisões.

 

Outro diferencial é a integração com ambulâncias equipadas com tecnologia 5G, possibilitando que dados dos pacientes sejam enviados ao hospital ainda durante o deslocamento, agilizando o atendimento logo na chegada.

 

Veja também 

 

Estudo aponta que amamentação pode reduzir sintomas de TDAH na infância

 

Ministério da Saúde inicia estudo com semaglutida para tratamento da obesidade no SUS

 

Durante a inauguração, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o uso da inteligência artificial pode antecipar a identificação de complicações clínicas, permitindo intervenções mais rápidas. Segundo ele, isso contribui para reduzir o tempo de internação nas UTIs, aumentar a rotatividade dos leitos e diminuir a fila de espera por vagas no SUS.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o projeto faz parte da criação da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão do SUS. O plano prevê investimento de R$ 180 milhões para implantação de 14 UTIs Inteligentes em diferentes regiões do país, totalizando 280 novos leitos especializados.

 

Rio de Janeiro (RJ), 27/06/2026 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visita o acelerador linear para a realização de radioterapia, equipamento entregue pelo Programa Agora Tem Especialistas para tratamento oncológico no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF, na Cidade Universitária. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Entre os hospitais contemplados está o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus, que será um dos próximos a receber dez leitos inteligentes na fase inicial da implantação. Também serão beneficiadas unidades no Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

 

A estratégia inclui ainda a expansão de tecnologias como cirurgia robótica, medicina de precisão e ferramentas de inteligência artificial para aprimorar diagnósticos, tratamentos e a gestão hospitalar.

 

Rio de Janeiro (RJ), 27/06/2026 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visita o acelerador linear para a realização de radioterapia, equipamento entregue pelo Programa Agora Tem Especialistas para tratamento oncológico no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF, na Cidade Universitária. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Outro destaque anunciado pelo governo federal é a construção do primeiro hospital inteligente do Brasil, o Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI), que funcionará junto ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Com investimento estimado em R$ 4,8 bilhões, a unidade deverá iniciar as atividades em 2027 e terá capacidade para atender cerca de 20 mil pacientes por ano, com 800 leitos voltados principalmente para casos de alta complexidade.

 

Rio de Janeiro (RJ), 27/06/2026 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugura a primeira Unidade de Terapia Intensiva - UTI Inteligente do país no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF, na Cidade Universitária. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Foto: Reprodução

 

Além da nova UTI, o Hospital Universitário da UFRJ também inaugurou um acelerador linear para tratamentos de radioterapia. O equipamento, adquirido por R$ 3,4 milhões, permitirá dobrar a capacidade de atendimento diário, passando de aproximadamente 20 para 40 pacientes, além de oferecer maior precisão na aplicação da radiação e reduzir os impactos sobre tecidos saudáveis.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram  

 

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é que outras 70 máquinas desse tipo sejam entregues à rede pública ainda este ano, fortalecendo o atendimento oncológico em diversas regiões do país. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.