07 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
20/08/2022

Tabaco e álcool são as principais causas de câncer no mundo, aponta estudo

Foto: Reprodução

Cerca de metade dos cânceres do mundo se devem a um fator de risco determinado, e o tabaco e o álcool estão no topo da lista, segundo um grande estudo divulgado nesta sexta-feira (19). As medidas de prevenção são essenciais, mas não são a cura, advertem os autores.

 

"Segundo nossa análise, 44,41% das mortes por câncer no mundo podem ser atribuídas a um fator de risco determinado", considera o estudo, publicado na revista Lancet como parte do projeto mundial Global Burden of Disease (Carga Global de Doenças, na tradução do inglês).

 

Milhares de pesquisadores em todo o mundo estão envolvidos nesse amplo projeto, pois o objetivo é aprofundar o conhecimento sobre os fatores de risco de câncer por região.

 

Veja também

 

Comer banana verde pode ajudar na prevenção de câncer, diz estudo

 

Remédio que evita rejeição após transplante de rim também impede a eliminação do câncer, diz estudo

 

As primeiras conclusões confirmam que o tabaco é o principal fator que favorece o câncer (33,9%), seguido do álcool (7,4%), em todo o planeta. No entanto, aproximadamente metade dos cânceres não são atribuíveis a um determinado fator de risco, o que mostra que a prevenção não é suficiente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O diagnóstico precoce e um tratamento eficaz devem ser os outros dois pilares de uma política de saúde inteligente. Dois epidemiologistas que não têm relação com o estudo – Diana Sarfati e Jason Gurney – concordam, na mesma edição da revista, com as conclusões do estudo, embora alertem que os dados colhidos apresentam deficiências em alguns países. 

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.