NOTÍCIAS
Política no Amazonas
Terceira Lei do senador Plínio Valério isenta Embrapa de taxas e reforça pesquisas agropecuárias no Amazonas
Foto: Reprodução

O projeto, já aprovado no Senado, teve relatoria favorável do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, última etapa antes da sanção presidencial

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) comemorou nesta quinta-feira (13) a aprovação final de seu terceiro projeto que será transformado em Lei. A Câmara dos Deputados concluiu a tramitação do PL 2694/2021, que isenta a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do pagamento de taxas para registro de pesquisas, tecnologias e produtos em quatro órgãos federais: INPI, Ibama, Anvisa e Ministério da Agricultura.

 

O projeto, já aprovado no Senado, teve relatoria favorável do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, última etapa antes da sanção presidencial. A proposta garante à Embrapa isenção de taxas, liberando recursos que antes eram destinados ao pagamento de registro de patentes e que agora poderão ser investidos diretamente em inovação e desenvolvimento científico.

 

“Essa nova lei vai garantir à Embrapa mais autonomia para avançar com suas pesquisas e investir no futuro do Brasil, promovendo tecnologias que aumentam a produtividade. Essa isenção contribuirá para que a Embrapa continue a desempenhar seu papel fundamental na pesquisa agropecuária”, destacou Plínio Valério. Segundo o senador, a medida é uma resposta concreta à queda dos investimentos públicos em ciência e tecnologia e fortalece um setor estratégico para a segurança alimentar e o desenvolvimento do país, em especial da Amazônia e do Amazonas.

 

Veja também

 

Deputado Cabo Maciel solicita reforma da Escola Estadual Tereza dos Santos, em Itapiranga

 

Tribunal de Contas do Estado do Amazonas abre investigação contra Presidente da Câmara de Manacapuru por falta de transparência

 

“Atualmente, a Embrapa enfrenta dificuldades até para quitar as contribuições necessárias à emissão e proteção de patentes. Ao aliviar essa carga, estamos ajudando a recuperar seu caixa e a garantir que siga produzindo conhecimento e soluções para o campo brasileiro”, destacou o parlamentar.

 

Essa é a terceira lei de autoria de Plínio Valério aprovada no Congresso Nacional. A primeira tratou da autonomia operacional do Banco Central e a segunda instituiu o ensino de combate à violência contra a mulher na educação básica.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Plínio Valério também destacou que o mandato tem sido parceiro da Embrapa por meio da destinação de mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares, para iniciativas como a construção de fábricas de ração em Manaus, pesquisas em bioeconomia e análise de pescado, além de projetos de recuperação de áreas degradadas em Autazes e fomento ao cultivo de mandioca e abacaxi em Manacapuru. Com a aprovação na Câmara dos Deputados, o projeto segue agora para sanção presidencial.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.