Segundo Trump, movimentação militar dos EUA na região visa impedir a entrada de drogas da Venezuela em território norte-americano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou que tenha planos para derrubar o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela. A declaração do líder norte-americano aconteceu nesta sexta-feira (5/9), durante assinatura da ordem executiva que mudou o nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra.
Na Casa Branca, o mandatário dos EUA foi questionado sobre a recente ofensiva do país sobre as águas do Caribe, e se o avanço tem como objetivo uma mudança de governo na Venezuela. Apesar de classificar a eleição que reelegeu Maduro como “muito estranha, para dizer o mínimo”, Trump negou que busca derrubar o herdeiro político de Hugo Chávez.
“Não estamos falando sobre isso”, disse o presidente dos EUA. “Eu só posso dizer que bilhões de dólares em drogas estão entrando em nosso país vindos da Venezuela”.
Veja também

Novo terremoto atinge Afeganistão após tremor matar milhares
Tropas ocidentais na Ucrânia serão alvo legítimo, diz Putin
Recentemente, o Pentágono foi instruído a agir militarmente na América Latina, visando cartéis ligados ao tráfico internacional. A medida surgiu após mudanças na política externa norte-americana sobre o assunto.
Agora, grupos ligados ao tráfico de drogas foram classificados como organizações terroristas, o que, na prática, abriu brechas para a realização de operações militares em outros países com a justificativa do combate ao terrorismo.
Um dos cartéis apontados como grupo terrorista por Washington é o Los Soles, da Venezuela. Segundo o governo norte-americano, a organização é comandada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Atualmente, uma frota de navios de guerra dos EUA, e caças F-35, patrulham as águas do Caribe, próximas à Venezuela. No início da semana, uma embarcação, supostamente venezuelana e carregando drogas, foi abatida pelas forças norte-americanas, matando 11 pessoas. De acordo com Trump, o barco pertencia à facção venezuelana Tren de Aragua.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Apesar da retórica sobre o combate ao tráfico internacional, a movimentação militar dos EUA na região tem sido apontada por Maduro como uma tentativa de interferência na soberania nacional da Venezuela, e cujo objetivo seria roubar o petróleo do país.
Fonte: Metrópoles