NOTÍCIAS
Internacional
Unicef estima 3,9 milhões de crianças afetadas por terremotos na Venezuela
Foto: Miguel Medina/Pool/ AFP

Voluntários buscam sobreviventes em meio a escombros de prédios destruídos

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estima que cerca de 3,9 milhões de crianças e adolescentes vivam nas áreas atingidas pelos terremotos que devastaram a Venezuela na última semana. A agência alerta que milhares de famílias seguem em situação de risco devido aos danos estruturais e à possibilidade de novos abalos sísmicos.

 

A diretora executiva do Unicef, Catherine Russell, classificou os tremores como “devastadores” e afirmou que as imagens e relatos vindos do país são preocupantes. “À medida que a dimensão dos danos se torna mais clara, a segurança, a proteção e o bem-estar das crianças devem permanecer no centro da resposta”, declarou.

 

Os terremotos atingiram principalmente Caracas e os estados de Aragua, Carabobo, Falcón, La Guaira e Miranda. Em diversas regiões, prédios desabaram e há registros de crianças entre as vítimas, segundo informações divulgadas pela própria organização.

 

Veja também

 

Trump comemora decisão da Suprema Corte que amplia poder presidencial para demitir funcionária da FTC

 

Número de mortos por terremoto na Venezuela sobe para 1.719 após novo tremor
 

A agência da ONU informou ainda que atua em parceria com autoridades locais e organizações humanitárias para identificar as necessidades mais urgentes da população afetada. Entre as prioridades estão atendimento médico, proteção, apoio psicossocial, fornecimento de água potável e criação de espaços seguros para crianças e famílias desabrigadas.

 

Além da emergência atual, o Unicef havia solicitado um financiamento de US$ 137,6 milhões para ações humanitárias na Venezuela em 2026. Até o momento dos terremotos, apenas 35% desse valor havia sido arrecadado, o que pode dificultar a ampliação da resposta humanitária.

 

Na mesma região, o número de mortos já chega a 1.719, segundo atualização do governo venezuelano. Há ainda 5.034 feridos, 15.866 pessoas desalojadas e mais de 22 mil atendimentos médicos registrados desde o início da tragédia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram  

 

Enquanto isso, novos tremores seguem sendo registrados. Um abalo de magnitude 4,6 voltou a assustar moradores de Caracas e La Guaira nesta segunda-feira (29), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), ampliando a tensão em meio às operações de resgate que ainda continuam em diversas áreas afetadas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.