30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
20/03/2024

Veneno da aranha-armadeira pode causar ereção de 2 horas. Entenda

Foto: GettyImages

Farmacêuticas estudam toxinas produzidas pela aranha-armadeira, que vive no Sul e Sudeste do Brasil, para criar remédios contra impotência

O veneno da aranha-armadeira (Phoneutria sp), também conhecida como aranha-da-bananeira, é perigoso e pode matar, mas tem outra função curiosa. A toxina pode causar ereções que duram até duas horas em adultos e até mais tempo em crianças.

 

O priapismo, como é chamado o quadro de ereção involuntária e persistente, pode ser causado pela picada de outras espécies e escorpiões, e geralmente acontece em casos graves. O veneno da aranha-armadeira, especificamente, é estudado pela indústria farmacêutica como uma opção aos medicamentos para tratar impotência sexual.

 

As aranhas-armadeiras vivem nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Elas se escondem durante o dia dentro de plantas como bromélias, debaixo de folhas de plantas ou troncos caídos e em palmeiras. Porém, como o avanço das cidades e derrubada das florestas, elas podem ser encontradas em madeiras empilhadas, tijolos e telhas, além de sapatos, roupas e móveis. Durante a noite, elas saem para caçar insetos e usam emboscadas para capturar as presas.

 

Veja também

 

Mulher inglesa acorda com sotaque diferente. Entenda síndrome rara

 

5 animais bizarros que você pode conhecer em zoológicos

 

O VENENO DA ARANHA-ARMADEIRA

 

'Viagra' de veneno de aranha é testado em pessoas após UFMG vender patente  | O TEMPO

 

O veneno do aracnídeo age no sistema nervoso da presa, causando dor. Em humanos, os sintomas mais comuns são a formação de edemas, eritema, dor irradiada, sudorese, contrações espontâneas dos músculos e formigamento. Em quadros graves, o paciente pode ter hipertensão, taquicardia, vômitos, produção excessiva de saliva, arritmia, edema pulmonar e choque, além do priaprismo.

 

UFMG identifica veneno de aranha com potencial para tratar disfunção  erétil; entenda | Minas Gerais | G1

Foto: GettyImages

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O tratamento é feito com soro antiaracnídeo — o líquido especial para a aranha-armadeira é produzido pelo Butantan. Entre 2019 e 2023, 23.868 casos de pessoas picadas pelo aracnídeo foram registradas no Brasil. O país registrou 13 mortes causadas pela aranha-armadeira no período.

 

Fonte: Metropóles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.