26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
07/09/2021

Viver sem açúcar: dicas e receitas para uma vida mais saudável

Foto: Reprodução

É possível viver sem açúcar? A maioria das pessoas deve estar ciente de que o açúcar não é exatamente um superalimento.

 

Mas como você consegue ficar sem ele completamente? Viver sem açúcar sem sacrificar: vamos revelar como se faz!

 

Veja também 

 

Saiba escolher os peixes mais saudáveis para você e o planeta

 

Aumenta a ansiedade e engorda: entenda por que você não deve pular o café da manhã

Dieta sem açúcar: mais que uma tendência


Quase nenhum outro alimento é tão polêmico quanto o açúcar – e isso não é surpresa: nos últimos anos, a consciência sobre uma alimentação saudável aumentou em nossa sociedade. A indústria fitness está crescendo, os superalimentos e os alimentos veganos estão tomando conta dos supermercados e muitos fabricantes estão reduzindo o teor de açúcar em seus produtos porque é exatamente isso que os consumidores desejam.

 

açúcar ruim para a vida

 

De acordo com o BMEL Nutrition Report 2019, 84 por cento dos entrevistados são a favor de adicionar menos açúcar aos alimentos de conveniência – eles também aceitariam que tem um sabor menos doce.


Mas isso nos leva ao maior problema: o açúcar está escondido em muitas refeições prontas e, principalmente, onde você não esperava.

 

Quer seja ketchup, iogurte de frutas, pão integral ou caldo de vegetais: para tornar seus produtos mais saborosos e duráveis, muitos fabricantes usam adoçantes baratos. Mesmo com saladas aparentemente saudáveis, você não está protegido contra isso – portanto, viver sem açúcar não é tão fácil. Mas com nossas dicas você vai conseguir!

 

Por que eu deveria viver sem açúcar?


O uso do açúcar tem outra vantagem para a indústria alimentícia: ficamos viciados sem perceber e sempre queremos mais dos produtos correspondentes. O açúcar ativa nosso centro de recompensa e a liberação do hormônio da felicidade dopamina, que também aumenta o fenômeno da alimentação emocional: Nós mordiscamos chocolate como recompensa, comemos batatas fritas como consolo ou devoramos uma caneca de sorvete após um dia estressante – é quando nos sentimos melhor.

 

alimentos sem açúcar

 

Mas, pouco tempo depois, a consciência culpada se anuncia, pois sabemos o quão doentio é esse aparente “alimento da alma” no longo prazo – um círculo vicioso do qual é difícil sair uma vez que você está nele – porque uma vez dentro do corpo nossos cérebros constantemente ficam procurando por mais.

 

Viver sem açúcar: como funciona?


A solução: reduza lentamente o consumo de açúcar e persevere – é incrível como você pode controlar rapidamente seus hábitos alimentares se persistir neles. Aqui estão as regras mais importantes para superar o vício do açúcar:

 

Estudo: Primeiro, dê uma olhada em sua cozinha. Quais alimentos contêm açúcar? Olhar para a lista de ingredientes de muitos produtos provavelmente irá surpreendê-lo.


Eliminação: livre-se do açúcar refinado – incluindo o açúcar mascavo e o açúcar bruto de cana – de sua cozinha. Refrigerantes e refeições prontas também estão sendo descartados, assim como produtos com frutose, maltose, dextrina, dextrose, extrato de malte, glicose e xarope de caramelo produzidos artificialmente.

 

Pular o café da manhã com frequência ajuda ou não a emagrecer? Cientistas  testaram - VIX

Fotos: Reprodução 


Substitua: em vez disso, use adoçantes naturais como tâmaras, xarope de bordo, Stévia ou açúcar de coco. Beba água em vez de refrigerante e mime-se com um café de alta qualidade sem calda de caramelo e açúcar.


Observe: Quanto açúcar você usa no dia a dia? Uma colher de café não parece muito no começo, mas muito se junta ao longo do dia. E para ser sincero: você realmente precisa ou é apenas um hábito que o leva a recorrer a ele?


Reduzir: O mesmo se aplica aos adoçantes naturais: aprecie com moderação. Tâmaras, açúcar coco e xarope de bordo são mais saudáveis. No entanto, são igualmente ricos em calorias e aumentam os níveis de açúcar no sangue. Quando se trata de adoçantes, aplica-se o seguinte: qualidade em vez de quantidade.


Perseverar: Mesmo se você achar que não conseguirá – o oposto será o caso se você continuar com ele agora. Depois de algumas semanas, muitos alimentos provavelmente serão muito doces para você e você terá menos ânsias de açúcar.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


Cozinhando para você: Em restaurantes é difícil controlar a quantidade de açúcar que você consome – aqui também é usado em muitos molhos, marinadas e, claro, em sobremesas. De vez em quando isso é bom, é claro – mas se você cozinhar, terá uma visão geral melhor.

 

Fonte: We Fashion Trends

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.