Jovem do Pará relata arrependimento em vídeo e Itamaraty acompanha o caso enquanto família recebe assistência consular.
O brasileiro Herik Ferreira Soares, de 23 anos, natural de Castanhal (PA), foi capturado por forças militares russas durante a guerra na Ucrânia após, segundo ele, ter sido enganado por uma promessa de trabalho.
O caso ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo em que o jovem aparece emocionado, afirmando ter sido levado para a linha de frente do conflito, apesar de acreditar que exerceria funções de apoio fora das áreas de combate.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty acompanha a situação por meio da Embaixada do Brasil em Moscou e mantém contato com familiares do brasileiro, oferecendo assistência consular.
Veja também
.jpg)
Justiça dos EUA autoriza participação do Brasil em ação envolvendo Alexandre de Moraes
Fim da exigência de vacina para militares provoca surto de gripe em base aérea dos EUA
Na gravação, Herik afirma que foi enganado sobre as condições do serviço e que acabou sendo exposto a combates intensos.
“Eles mentiram para mim e me enviaram para a linha de frente. Não era isso que tinham prometido. Meu serviço não era de combatente”, disse.
O jovem também relata arrependimento e afirma que estrangeiros estariam sendo usados em situações de alto risco durante o conflito, mencionando brasileiros e outros latino-americanos.
Em um dos trechos mais emocionados do vídeo, ele faz um apelo à família:
“Mãe, me perdoa por não ter escutado o que a senhora disse e por ter voltado para esse inferno”, afirmou, pedindo que outros brasileiros não aceitem convites semelhantes.
Segundo o Itamaraty, a participação de brasileiros em forças armadas estrangeiras envolve limitações legais e consulares, e o governo desaconselha esse tipo de alistamento, especialmente em zonas de guerra, onde a assistência pode ser restrita.
Em nota, o ministério reforçou ainda que cidadãos brasileiros devem evitar se envolver em conflitos armados no exterior, alertando para os riscos e para as consequências jurídicas e humanitárias dessas decisões.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre as condições de detenção de Herik nem sobre possíveis negociações para sua repatriação.