Pesquisa sugere que iniciar pela musculação aumenta a queima de gordura e melhora a atividade física diária em comparação ao cardio feito primeiro.
A dúvida sobre a ordem ideal entre cardio e musculação tem sido debatida há décadas entre praticantes de atividade física. No entanto, novas evidências científicas indicam que a sequência dos exercícios pode influenciar diretamente os resultados, especialmente na perda de gordura corporal.
De acordo com um estudo recente, realizar a musculação antes do treino aeróbico pode levar a uma maior redução de gordura corporal e a um aumento no nível de atividade física ao longo do dia, quando comparado à ordem inversa.
A pesquisa acompanhou 45 homens jovens, classificados com obesidade, que foram divididos em grupos durante 12 semanas. Um grupo controle manteve a rotina habitual, enquanto os demais participaram de treinos estruturados três vezes por semana, com sessões de 60 minutos.
Veja também

Amiga da dieta: conheça a hortaliça com maior quantidade de fibras que ajuda a evitar a constipação
Caminhada nórdica pode ajudar no combate à depressão, aponta estudo
Os protocolos incluíam musculação com exercícios como agachamento, supino e levantamento terra, além de 30 minutos de bicicleta ergométrica. A única diferença entre os grupos foi a ordem em que as atividades eram realizadas.
Os resultados mostraram que ambos os grupos de exercício apresentaram melhorias na força muscular, capacidade cardiovascular e composição corporal. No entanto, aqueles que começaram pela musculação tiveram maior redução de gordura corporal total e visceral, além de aumento mais expressivo no número de passos diários.
Segundo os pesquisadores, isso pode estar relacionado ao uso das reservas de glicogênio muscular. Ao realizar o treino de força primeiro, o corpo esgota parte dessa energia e passa a utilizar mais gordura como fonte energética durante o cardio realizado em seguida.
Além disso, o grupo que iniciou pela musculação apresentou melhor desempenho em força e resistência muscular, enquanto o grupo que começou pelo cardio mostrou sinais de maior fadiga antes dos exercícios de força.
Estudos anteriores e revisões científicas também apontam que o treinamento de força contribui significativamente para a redução de gordura corporal e manutenção de massa magra, especialmente quando combinado com exercícios aeróbicos.
Apesar dos resultados, os pesquisadores destacam limitações importantes, como o fato de o estudo ter sido realizado apenas com homens jovens e o curto período de acompanhamento. Fatores como alimentação, sono e nível de estresse não foram controlados, o que pode influenciar os resultados.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
De forma geral, as evidências sugerem que tanto o cardio quanto a musculação são importantes para a saúde. No entanto, quando o objetivo principal é a perda de gordura, iniciar o treino pela musculação pode trazer vantagens adicionais.