14 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
24/05/2022

Decreto do governo altera multas e punições contra crimes ambientais

Foto: Reprodução

Infrações cometidas dentro de unidades de conservação ou em seus arredores terão valor da multa duplicado

O governo federal sancionou, na noite desta terça-feira (24/5), decreto que altera as regras para aplicação de multas ou punições decorrentes de infrações ambientais.

 

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e altera o Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, que regulamentou os processos para apuração de crime ambiental.

 

O decreto institui como infração de “menor lesividade” aquelas com multa consolidada abaixo de R$ 1 mil.

 

Veja também

 

Sema abre chamamento público para instituições executoras de serviços ambientais

 

iFood inova ao antecipar compensação de CO2 das operações de delivery

 

No caso de ocorrência dentro de unidades de conservação ou em seus arredores, nas chamadas zonas de amortecimento, os valores das multas serão dobrados.

 

A nova legislação mantém o dispositivo da conciliação ambiental, criada durante a gestão do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, em abril de 2019.

 

A conciliação é criticada por ambientalistas e especialistas em direito por ser vista como uma burocracia adicional, que pode resultar na prescrição de multas ou em um processo ainda mais longos e burocráticos.

 

Em entrevista ao Metrópoles, o doutor em direito ambiental Leonardo Alcantara, explicou mais sobre como a alternativa funciona. “Uma vez que ocorre a conciliação, o processo não vai ter seguimento”, assegurou o professor.

 

“Agora, não havendo essa conciliação, o processo vai seguir. O infrator vai ter um prazo para apresentar a defesa. Depois disso, o órgão vai ter, em tese, dois meses, para apresentar uma resposta, mas isso não é cumprido. Ainda pode recorrer se a defesa não for acatada”, explicou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O novo decreto esclarece que as conciliações ambientais podem resultar em desconto ou parcelamento da multa, assim como na conversão do valor em “serviços de preservação, de melhoria e de recuperação da qualidade do meio ambiente”. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.