Durante participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar sobre a Groenlândia e tratou de minimizar a polêmica que ganhou repercussão internacional nos últimos anos.
Trump afirmou que não pretende usar força militar para obter o controle da ilha, território autônomo ligado à Dinamarca, mas manteve o tom provocador que é sua marca registrada. Segundo ele, a Groenlândia continua sendo “estratégica” para os interesses americanos, especialmente por sua posição geográfica e riquezas naturais.
Veja também

Parlamento Europeu envia acordo UE-Mercosul para análise judicial e adia entrada em vigor
A declaração reacende um debate antigo, já que Trump, quando estava na Casa Branca, chegou a manifestar publicamente o desejo de “comprar” a Groenlândia, causando desconforto diplomático e reação imediata do governo dinamarquês.
Apesar de garantir que não haverá uso de força, o discurso deixou claro que o interesse dos Estados Unidos na região continua vivo. Nos bastidores de Davos, líderes e analistas internacionais viram a fala como mais um movimento político de Trump para manter protagonismo no cenário global.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram