NOTÍCIAS
Política
Entenda por que Zanin se declarou impedido de votar em ação de Collor
Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Cristiano Zanin não votou em julgamento de recurso que manteve a condenação de Fernando Collor no ano passado

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou-se impedido de votar no julgamento que formou maioria para manter a pena do ex-presidente Fernando Collor por corrupção passiva em 2024. Zanin foi advogado do presidente Lula (PT), durante a Operação Lava Jato, e na ação que resultou na anulação das condenações do presidente no STF.

 

Fernando Collor foi preso nesta sexta-feia (25/4) em Maceió (AL) a mando do ministro Alexandre de Moraes. A decisão foi tomada após o magistrado rejeitar mais uma vez os recursos apresentados pela defesa contra sua condenação de 8 anos e 10 meses de prisão.

 

Collor havia sido condenado em 2023 e, apesar da ausência do voto de Cristiano Zanin, a pena do ex-presidente foi mantida em 2024. Na votação, apenas Gilmar Mendes e Dias Toffoli votaram a favor do recurso apresentado pela defesa. Alexandre de Moraes e os ministros Edson Fachin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux decidiram pela rejeição do pedido.

 

Veja também

 

Collor conta em audiência como foi a prisão e diz que prefere cumprir pena em Alagoas. VEJA VÍDEO

 

Divergência no STF se aprofunda com o voto do ministro Fux. Entenda

 

O ex-presidente foi condenado em 2023 por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, relacionados a contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Com os embargos de declaração rejeitados, Moraes entendeu que não havia mais pendências jurídicas que impedissem o cumprimento da pena.

 

Conforme a condenação, ele recebeu R$ 20 milhões com a ajuda dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O pagamento visava viabilizar, de forma irregular, contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia para a construção de bases de combustíveis. Como troca, Collor ofereceu apoio político para indicação e manutenção de diretores na estatal.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.