NOTÍCIAS
Política
Fachin envia investigação sobre filme Dark Horse para relatoria de André Mendonça no STF
Foto: Divulgação

Decisão considera conexão entre o caso e outras apurações já conduzidas pelo ministro no Supremo Tribunal Federal.

O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, determinou que a investigação relacionada ao financiamento do filme Dark Horse fique sob a relatoria do ministro André Mendonça. A decisão foi tomada após análise técnica apontar que o caso possui ligação com outros processos já conduzidos pelo magistrado.

 

A definição ocorreu depois que o ministro Alexandre de Moraes consultou a Presidência da Corte sobre qual relator deveria assumir a notícia-crime apresentada pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).

 

Ao avaliar o processo, Fachin solicitou parecer da área técnica do STF, que identificou a existência de outras investigações envolvendo o filme Dark Horse sob a responsabilidade de André Mendonça. Com isso, foi aplicado o critério da prevenção, utilizado quando processos possuem relação entre si.

 

Veja também

 

Aliados de Mendonça veem críticas de Gilmar Mendes como tentativa de enfraquecer investigação do Banco Master

 

PGR diz que apreensão de arma de Bolsonaro não justificaria volta para a prisão

 

Na decisão, Fachin destacou que os fatos narrados na notícia-crime coincidem com investigações já em andamento sob a relatoria de Mendonça, justificando a redistribuição do processo.

 

A ação foi apresentada por Lindbergh Farias e pede que a Polícia Federal apure supostas irregularidades no financiamento da produção cinematográfica, atribuída ao banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. Inicialmente, o pedido foi protocolado no inquérito relatado por Alexandre de Moraes que investiga suposta coação contra autoridades brasileiras.

 

Durante a tramitação, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se favoravelmente para que o caso fosse conduzido por André Mendonça, entendimento que acabou sendo acolhido pelo STF.

 

Na petição, o parlamentar também solicita a inclusão do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Flávio Bolsonaro nas investigações. Segundo o documento, existem indícios de que recursos destinados ao filme teriam sido redirecionados para financiar a atuação internacional do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, nos Estados Unidos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram  

 

De acordo com o pedido, tanto a produção cinematográfica quanto as ações realizadas no exterior teriam como objetivo fortalecer a imagem política do ex-presidente e apoiar iniciativas relacionadas à defesa de anistia para investigados por atos ligados à tentativa de golpe de Estado. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.