NOTÍCIAS
Política no Amazonas
Flávio Pascarelli, um ilustre manauara
Foto:

Por Antônio Zacarias - Era setembro, mês de muita quentura em Manaus, e naquele ano de 1957 a capital do Amazonas ainda vivia a nostalgia do tempo áureo da borracha, com seus pouco mais de 250 mil habitantes. Os espetáculos no Teatro Amazonas não eram constantes, mas quando chegava uma companhia de teatro ou de ópera, o público prestigiava.

 

Nos rádios tocavam Carmem Miranda, Dóris Monteiro, a "Rainha do Rádio", Caubi Peixoto, Emilinha Borba, Dalva de Oliveira, Aracy de Almeida e muitos outros.

 

No governo do Amazonas, Plínio Coelho, advogado e professor de economia política na Faculdade de Direito do Amazonas, fazia uma gestão modernizadora, com pavimentação das ruas, ampliação dos serviços de energia e abastecimento de água, construção de escolas, construção do Hospital Beneficente Portuguesa, incentivo às atividades culturais. Enfim, uma gestão iluminista.

 

Veja também

 

SENADOR OMAR AZIZ GARANTE GRATUIDADE E DESCONTO NA CONTA DE LUZ PARA MAIS DE 1 MILHÃO DE AMAZONENSES. VEJA VÍDEO

 

Por que Omar é o melhor candidato ao governo do Amazonas?

 

Foi nesse ambiente político, cultural e de desenvolvimento de Manaus que nasceu Flávio Pascarelli, o ilustre manauara que hoje nos brinda com sua inteligência, sensibilidade artística e devoção à justica.

 

Pascarelli, como é conhecido, se formou em direito pela Universidade Federal do Amazonas, é mestre pela Federal de Pernambuco e doutor em direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Além do direito, é compositor de belos sambas, junto com o saudoso e querido Paulo Onça.

 

"O verdadeiro amor tem que encher a casa". O verso é da canção "Verdadeiro Amor", gravada por Joyce Cândido. Na música, todo lirismo dos dois autores, numa contraposição poética entre o amor que se esvai como água entre os dedos e o desejo de um amor profundo e verdadeiro. A letra explora o conceito de "modernidade líquida", do sociólogo polonês Zygmunt Bauman.

 

Flávio Pascarelli é um intelectual que viaja pela arte, pela compreensão política, social e histórica e um jurista dedicado aos clássicos do direito ocidental.

 

Na filosofia aristotélica do direito, Pascarelli conheceu e fez seu ofício a vinculação do direito à ética, na qual a razão deve orientar para a justiça e o bem comum. No direito romano, a base de todo sistema jurídico ocidental, Pascarelli se debruçou sobre o Código Napoleônico e em Cícero aprendeu os fundamentos filosóficos do direito natural.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Por tudo isso e por muitas outras qualidades humanas, Flávio Pascarelli é um ilustre manauara.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.