O governo Lula avalia que a decisão dos Estados Unidos de classificar o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas pode trazer impactos econômicos para o Brasil e até gerar pressão sobre o sistema PIX.
Segundo informações de bastidores do Palácio do Planalto, uma nota oficial deve ser divulgada reforçando preocupação com possíveis efeitos da medida sobre bancos, fintechs e operações financeiras ligadas ao país.
A preocupação do governo acontece após autoridades americanas afirmarem que pretendem ampliar o combate financeiro às facções brasileiras, incluindo bloqueios, rastreamento de movimentações e novas sanções internacionais.
Veja também

''Americano nenhum vai matar nossos bandidos'', diz presidenciável após EUA classificarem PCC e CV
Nos bastidores, integrantes do governo afirmam que o PIX pode acabar entrando no debate internacional após setores ligados ao governo Trump apontarem que o sistema poderia facilitar movimentações financeiras usadas pelo crime organizado.
O Planalto tenta evitar confronto direto com os Estados Unidos, mas considera a classificação exagerada. O governo brasileiro defende que PCC e CV são facções criminosas voltadas ao lucro do tráfico e não grupos terroristas com motivação ideológica.
A decisão americana também aumentou a tensão política no Brasil após o senador Flávio Bolsonaro afirmar ter atuado junto ao governo Trump para que as facções fossem tratadas como terroristas.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
O tema deve ganhar ainda mais força nos próximos meses diante das discussões sobre segurança pública, economia e eleições presidenciais no país.