22 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
06/01/2023

Inverno com atoleiros volta a impedir trânsito na transamazônica e BR-319 no Sul do estado, quase isolando Lábrea de cidades vizinhas. VEJA VÍDEOS

Foto: Divulgação

Esse um dos maus críticos dos trechos atingidos pelas chuvas torrenciais desse inverno. E a famosa ‘furna das onças’ a cerca de 189 km do distrito Realidade (Humaitá) rumo de Manaus pela BR-319

*Por Xico Nery, correspodente do "PORTAL DO ZACARIAS" no interior do Amazonas - Não há previsão por parte das prefeituras de Canutama, Lábrea, Humaitá, Manicoré e Apui, municípios com ligações entre si no sul do Estado, respectivamente, para que ao menos seja feita a correção dos pontos críticos ao longo da BR-230 e BR-319 .

 

No âmbito político, nenhum desses municípios constou nos orçamentos e/ou planos de obras para o biênio 2023-4, “recursos ou pedidos junto ao Governador do Estado ou ao Ministério Transportes”, foi o relato de vereadores da região consultados sob anonimato.

 

Num trecho de 230 quilômetros, entre os municípios de Lábrea e Humaitá e na divisa com a vizinha Canutama após a atravessia da balsa que opera no rio Mucuim, “os atoleiros são visíveis e profundos”, se queixam moradores e condutores de veículos longos e de ônibus.

 

Veja também

 

ÍNDIO NÃO QUER MAIS APITO; QUER FAZER O 'RAPA' EM CARGOS COMISSIONADOS NOMEADOS POR POLÍTICOS NA FUNAI E ÓRGÃOS VINCULADOS AOS POVOS INDÍGENAS, NA CAPITAL E INTERIOR DO AMAZONAS. VEJA VÍDEOS

 

Bolsonaristas que controlam ICMBIO no rio Purus tenta se perpetuar no poder continuam a apertar o cerco contra moradores das reservas ambientais. VEJA VÍDEOS

 

Situação do porto de atravessar da balsa de

ligação na divisa de Labrea e Humaita

 

Nem os ônibus escapam. Nesse trecho, o veículo perdeu a

tampa do porta-malas ao ser puxado por tratorista após

o vilarejo próximo ao Rio Assua na BR-230

 

Na região de maiores pontos críticos, enquanto as prefeituras não restabelecem antigo consórcio que atuou, à época, dos ex-prefeitos Dedé de Melo e Gilberto Sampaio (esse, brutalmente, assassinado), “à cada inverno piora mais”.

 

O consórcio atuava em crises de saúde, segurança e de obras conjuntas em torno de prefeitos, vereadores e empresários que “iam com tudo pra cima do Governo, da bancada estadual e na federal no Congresso “, revelam as mesmass fontes.

 

 

Empresa contratada pelo DNIT atua na Transamazonica trecho

Humaita-Labrea. Em vez de cascalho, tem usado aterro

considerado simples para melhorar parte dos

pontoscríticos próximos à ponte sobre o

Rio Assua-Labrea (Foto: Divulgação)

 

- A pressão é tanta que até o Incra se mexia em pavimentar as vicinais e ramais que cortam as duas BRs”, acrescentaram.

 

A saída alternativa e solução para os atoleiros no período do inverno regional saiam mediante pressão do referido consórcio em reuniões, em Palácio Rio Negro (Manaus Capital), via Associação Amazonense de Municípios (AAM). À época, os ex-presidente da entidade (Mamoud Amed, Floriano Viga, Luciano Batista Martins, Wilton Santos e outros), “viviam no costado dos governantes buscando solução”.

 

 

No flagrante, caminhão e puxado depois de quebrar eixo central

 

Historicamente, os atoleiros nas rodovias que cortam o Sul do Estado à Capital Manaus, a partir da cidade de Porto Velho (RO), “não são de hoje”, informaram comerciantes. Historicamente, atoleiros, recheados com “costelas de vaca” (imensas poças d’água no leito de rodovias), “impedem o trânsito de caminhões, ônibus e carros de passeio”.

 

 

Cenário de dispersão de passageiros durante a travessia da

balsa sobre o Rio Mucuim, na BR-230 rumo a Labrea

 

Os vilarejos do entorno dos rios Mucuim, Assuã,Umari, Passeá e outros dessa parte entre os municípios de Canutama e Lábrea, “no inverno só falta os prefeitos decretarem situação de emergência por causa das chuvas”.

 

 

Moradores indicam placa contendo o valor dos recursos pagos a

construtora sudesina para pavimentação total do trecho Humaita

ao menos 3,5 anos. O verão se foi o inverno chegou e nadica

de nada de restauração da BR-230 (Foto: Divulgação)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

As BR-230 (Transamazônica) e BR-319- na ligação de Porto Velho a Humaitá - voltaram a ter o transito prejudicado nesse período inicial de inverno amazônico. Asfalto careca, buracos no leito e nas laterais, impedem o trânsito de caminhões, carretas, veículos e leves fluir até ao seu destino.

 

VEJA VÍDEOS:

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.