NOTÍCIAS
Internacional
Lula diz que deve se encontrar com Trump em Washington no início de março
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que prevê um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no início de março, em Washington. A visita foi acertada em ligação realizada por Lula ao presidente americano nesta segunda-feira.

 

-Eu espero marcar com o presidente Trump no começo de março. Eu vou fazer uma viagem a Washington. Porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente. E eu acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro, para que a gente possa discutir as boas relações entre Brasil e Estados Unidos --- disse Lula, em sua chegada à Cidade do Panamá.

 

Nesta terça-feira, Lula disse que é importante que Trump permita que a Venezuela cuide da "própria soberania" e que espera que a presidente Delcy Rodríguez consiga "dar conta do recado".

 

Veja também

 

 

Documentário expõe médicos americanos em Gaza e acusa Israel de crimes contra civis

 

Justiça da Califórnia reativa ação por agressão sexual contra Marilyn Manson

 

-Eu conversei duas vezes com a presidente Delcy, mas não entrei em detalhe porque ela estava muito preocupada com os acontecimentos que eram muito recentes. Eu, proximamente, vou falar com a presidenta Delcy. Eu espero que ela consiga dar conta do recado. É importante que o presidente Trump permita que a Venezuela possa cuidar da sua soberania, cuidar dos interesses democráticos da Venezuela.

 

Foi a primeira conversa entre os dois chefes de estado desde que os Estados Unidos capturaram o presidente do país, Nicolás Maduro. O presidente brasileiro afirmou que a situação venezuelana é muito recente, mas que a solução virá do povo venezuelano.

 

-Está tudo muito recente e eu acho que nós temos que ter um pouco de paciência, porque quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o próprio povo venezuelano. Não será o Brasil, não será os Estados Unidos, será a Venezuela. E nós temos que ter paciência e ajudar com que o povo venezuelano possa cuidar do seu destino.

 

Segundo Lula, a conversa telefônica com Trump se insere em um contexto mais amplo de discussão sobre o multilateralismo e a "democracia no mundo inteiro". Lula conversou nesta manhã também com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o atual presidente do Chile, Gabriel Boric. Ainda está prevista esta noite uma reunião bilateral com o presidente eleito do Chile, José Kast.

 

-Eu estou convencido que a gente vai voltar à normalidade logo, logo, que a gente vai fortalecer o multilateralismo e que a gente vai fazer com que as economias voltem a crescer porque isso que o povo espera de todos nós.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Lula está no Panamá a convite do presidente do país, Raul Mulino. Nesta quarta-feira, ele participa da abertura do Fórum Econômico Internacional do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe e depois terá uma reunião bilateral com Mulino. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.