NOTÍCIAS
Economia
Petróleo dispara com guerra no Oriente Médio e mercados adotam postura cautelosa
Foto: Daniel Acker / Bloomberg

Bomba de sucção de petróleo no Texas, EUA

O conflito no Oriente Médio elevou o preço do petróleo a US$ 116 o barril, provocando cautela nos mercados globais. Investidores migraram para títulos do Tesouro americano e reduziram apostas em novas altas de juros, diante de temores de desaceleração econômica. O Brent subiu cerca de 60% neste mês, enquanto o petróleo bruto dos EUA teve alta de 52%. Esses números representam os maiores saltos mensais desde 1988 e 2020, respectivamente.

 

Os rendimentos dos títulos americanos caíram após o mercado reduzir a probabilidade de aumento de juros pelo Federal Reserve em 2026 para 25%. A taxa dos Treasuries de dois anos recuou dois pontos-base, para 3,89%, enquanto os futuros do S&P 500 subiram 0,4%. O dólar apresentou pouca variação, refletindo a incerteza global. O movimento reflete o impacto do choque de oferta causado pelos ataques recentes na região.

 

O aumento da tensão ocorreu após ofensivas do Irã e aliados contra parceiros dos EUA, com a chegada de um grupo anfíbio americano e entrada de forças houthis apoiadas pelo Irã. O cenário elevou temores de escalada do conflito, após um mês de confrontos. Alguns gestores de fundos de renda fixa de Wall Street afirmam que os rendimentos devem cair à medida que os impactos da guerra sobre o crescimento se tornem mais evidentes.

 

Veja também

 

Guerra no Irã dispara crise no Brasil e combustíveis viram campo de batalha com risco de colapso

 

Governo Lula articula flexibilização fiscal para ampliar incentivos e gastos em 2026

 

O Deutsche Bank alerta que os mercados esperam um período prolongado de preços elevados do petróleo, com efeitos estagflacionários na economia global. Na Europa, o índice Stoxx 600 oscilava sem direção clara, enquanto os títulos avançaram levemente. Na Ásia, o índice MSCI registrava o menor nível desde janeiro, enquanto o iene se fortalecia diante de possíveis intervenções do Banco do Japão.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

O Macquarie Group projeta que o petróleo pode atingir US$ 200 por barril caso o conflito se prolongue até junho e o Estreito de Ormuz permaneça fechado. Alternativamente, há 60% de probabilidade de que o conflito termine ainda este mês. Estratégistas alertam que a insegurança das cadeias de suprimento e a falta de negociações rápidas aumentam a aversão ao risco no mercado. O comportamento das ações deve seguir instável até que haja avanços diplomáticos concretos. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.