Rio Rotativo Digital
A Prefeitura do Rio iniciou os testes do Rio Rotativo Digital na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, substituindo os antigos talões de papel pelo aplicativo Jaé para o pagamento das vagas públicas de estacionamento. No primeiro dia de funcionamento, motoristas e guardadores enfrentaram dúvidas sobre o novo sistema, que faz parte de um projeto-piloto com 903 vagas administradas de forma totalmente digital.
Pelo novo modelo, o estacionamento custa R$ 2 a cada duas horas, com permanência máxima de seis horas na mesma vaga. Após esse período, o motorista deve deixar o local por pelo menos uma hora. Também é possível pagar de forma retroativa dentro de oito horas após a primeira verificação, mas o valor cobrado será em dobro. Quem não regularizar o pagamento poderá receber multa de R$ 195,23.
Veja também
.jpg)
Os antigos guardadores deixaram de receber pagamentos em dinheiro e passaram a atuar como agentes de verificação. Eles orientam os motoristas sobre o uso do aplicativo, registram a placa dos veículos e enviam as informações ao sistema da prefeitura, mas não têm autorização para aplicar multas, função que continua sendo dos agentes de trânsito.
Motociclistas terão estacionamento gratuito nesta fase inicial do projeto. Já idosos e pessoas com deficiência continuam isentos do pagamento quando utilizarem vagas exclusivas e estiverem devidamente identificados. Caso estacionem em vagas comuns, no entanto, será necessário pagar pelo aplicativo como os demais usuários.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Apesar de uma instabilidade registrada no aplicativo Jaé na noite anterior ao lançamento, a operação ocorreu normalmente durante o primeiro dia. A prefeitura informou que equipes foram mobilizadas para orientar motoristas e guardadores, enquanto a Câmara Municipal avaliou positivamente o tempo médio de cerca de 45 segundos para realizar o pagamento pelo sistema digital.