Agente municipal Francisco das Chagas Eugênio espanca o morador de rua usando um bastão tático
Sete agentes da Guarda Civil Municipal foram afastados de suas funções após a divulgação de um vídeo nas redes socais, em que aparecem participando de uma sessão de espancamento de um homem algemado e sentado no chão de um prédio abandonado no centro de Manaus.
Seis deles apenas observam e o guarda civil Francisco das Chagas Eugênio de Araújo, é quem usa um bastão tático para aplicar sucessivos golpes nas costas, peito e pernas do homem que está imobilizado, vestindo apenas com um calção.
Enquanto é agredido o homem apenas se defende dizendo “não foi eu não senhor”, por outro lado o agente Francisco Eugênio, continua batendo e retruca à vítima afirmando “tu vai apanhar até uma horas”, “Tu só vai apanhar. Descansa. Descansa aí que depois vai tomar outro pau”.
Veja também
O prédio onde o espancamento ao homem que aparenta ser um morador de rua, já foi identificado e fica localizado entre as avenidas 7 de Setembro e Gabriel Salgado no centro comercial de Manaus, Zona Sul.
Espancamento acontreceu no dia 12 deste mês e guarda civil
Francisco Eugênio é quem agride o morador
de rua (Fotos: Divulgação)
De acordo com informações o episódio, que vem provocando muita indignação após publicação nas redes sociais, e teria ocorrido na manhã do último dia 12 de abril, depois que o morador de rua, foi acusado de furtar um motor HP de embarcação de pequeno porte.
O morador de rua não teve o nome revelado, os agentes da Guarda Civil Municipal, já estão todos identificados, e já está confirmado que o caso foi registrado como tortura no 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Morador de rua apanhou algemado e não adiantou negar
o tempo todo não ter sido o autor do furto de um motor
de embarcação (Fotos: Divulgação)
A Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semseg) já se manifestou repudiante tais práticas, considerando-as inadmissíveis, já afastou e recolheu o armamento dos envolvidos e instaurou processo disciplinar, para apurar os fatos e tomar as providências cabíveis.
A Prefeitura de Manaus já publicou nota de repúdio e reafirmando que todos os procedimentos estão sendo adotados pelos membros da Corregedoria Municipal para posterior aplicação das devidas sanções administrativas legais.
NOTA DA PREFEITURA:
“A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus (Semseg), vem a público manifestar absoluto repúdio ao episódio lamentável, ocorrido recentemente, em que um servidor da Guarda Municipal do Regime de Direito Administrativo (RDA) agiu com violência injustificável contra um cidadão, enquanto outros agentes presentes não interviram para impedir a agressão.
As imagens divulgadas nas redes sociais não refletem, em nenhuma hipótese, os princípios, valores e a missão da Guarda Municipal, que tem como compromisso proteger, acolher e servir a população de Manaus.
Diante da gravidade do ocorrido, a Semseg determinou, de forma imediata, o afastamento dos servidores envolvidos, o recolhimento de seus armamentos e a instauração de processo investigativo pela Corregedoria da Guarda Municipal, com rigor na apuração dos fatos e aplicação das sanções administrativas cabíveis. Os envolvidos também foram encaminhados à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Amazonas para os devidos procedimentos legais.
A Prefeitura de Manaus reitera que não tolera desvios de conduta e repudia qualquer prática de violência ou abuso por parte de seus agentes.
Todos os esforços serão envidados para que condutas incompatíveis com o serviço público sejam exemplarmente tratadas e punidas.
A administração municipal reafirma seu compromisso com os direitos humanos, a legalidade e a confiança da sociedade manauara.”
Prefeitura de Manaus
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
VEJA VÍDEO: