NOTÍCIAS
Mulher
16/07/2021

Skincare express: Como cuidar da pele em apenas 10 minutos

Compartilhar:
Foto: Reprodução

Esqueça de vez a rotina cansativa de cuidados com a pele e aprenda a ser efetiva em pouco tempo; Com vitrine de produtos!

Será que você realmente não tem tempo para cuidar da pele? Desde que surgiram no mercado ocidental as tendências de skincare asiáticas, muitas pessoas se viram desestimuladas a seguir 10 passos para cuidar da pele.

 

“Mas definitivamente não precisamos de tudo isso. Para se ter uma ideia do que é realmente primordial, devemos considerar que a nossa pele precisa diariamente de proteção, higienização e hidratação. E dentro desses três estágios, muitos benefícios podem ser conquistados para uma pele mais bonita”, destaca Dra. Letícia Bortolini, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Além disso, cosméticos multifuncionais podem poupar ainda mais tempo na sua rotina. É só ter a indicação certa para escolhê-los”.

 

Veja também 

 

Veja dicas de como se livrar das marcas de espinha do rosto

 

Conheça 6 ideias de máscaras de cabelo nutritivas para fazer em casa

Ligue o cronômetro e saiba como cuidar da pele diariamente em menos de 10 minutos:


Pela Manhã: Não existe muito segredo. Assim que acordar, limpe, hidrate e proteja sua pele. Existem produtos multifuncionais que podem combinar a ação de fotoproteção, hidratação e ainda fornecer antioxidantes para a pele. “Os antioxidantes são importantes para reverter os efeitos deletérios dos radicais livres na pele. Além disso, eles também podem ajudar a tratar manchas”, diz a médica.

 

Skincare Express (Foto: Reprodução)

 

Você pode limpar a pele em 2 minutos: “A pele deve ser lavada com movimentos circulares com as pontas dos dedos, massageando bem em todas as áreas, principalmente a região da zona T, que é a região mais oleosa. Deixe o produto agir por um minuto, enquanto massageia e depois retire com água”, explica a Dra. Letícia.

 

No geral, é indicada a emulsão de limpeza com extratos calmantes para peles secas e, no caso das oleosas, o sabonete líquido com ácido salicílico pode ser usado. Aqui vale um cuidado na hora de escolher os produtos: prefira fórmulas suaves. “Quanto mais abrasivo for o produto de limpeza, mais ele vai retirar a sujidade e a barreira protetora do estrato córneo, fazendo com que a pele fique desidratada; por esse motivo, surgiram os limpadores suaves”, afirma o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, Pesquisador, Consultor em Cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.

 

Hidrate em 3 minutos: Pode até parecer muito tempo para aplicar, em creme, algo semelhante ao tamanho de uma ervilha no rosto. Mas em três minutos dá até para combinar uma hidratação com um efeito anti-idade potente. “Os séruns podem ser aplicados antes e, por terem ativos concentrados, trazem uma série de benefícios: aqui, podemos reforçar nosso sistema antioxidante com o uso tópico de Vitamina C estabilizada, Vitamina E, Hyaxel, Alistin, OTZ 10 e ácido ferúlico”, explica a Dra. Letícia.

 

“Os antioxidantes (Vitamina C, Niacinamida, Ácido Ferúlico e Resveratrol) são verdadeiros defensores da nossa pele e atuam para neutralizar os radicais livres, que causam danos às células da pele e, portanto, causam rugas. Além disso, eles também aumentam a produção de colágeno e muitos deles têm efeito clareador. Para obter o máximo de proteção, você pode aplicá-lo antes do protetor solar para potencializar a defesa da pele”, afirma a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

 

Skincare Express (Foto: Reprodução)

 

No caso do hidratante, aplicado assim que a pele secar, o ácido hialurônico é a opção mais inteligente e pode mesclar baixo e alto peso molecular. Fique de olho nas texturas: “Peles mais secas se beneficiam de cremes mais ricos em óleo enquanto as peles mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free”, diz a médica.

 

Cuide da área dos olhos em 1 minutinho: Região com a pele mais fina e uma das mais sensíveis do corpo, a área dos olhos merece tratamento especial, para prevenir a formação de linhas e sulcos. “As fórmulas devem ser suaves, mas concentradas em ativos que garantam a firmeza e elasticidade da pele”, afirma.

 

Fotoproteção em 3 minutos: Espere um minutinho para a pele absorver o hidratante e não ficar “melada”. Então vá para a próxima etapa: proteção. “Essa é uma das etapas mais importantes, mas não adianta passar o protetor solar e se expor diretamente ao sol. O fotoprotetor deve ser aplicado, de preferência, 30 minutos antes de sair de casa e sofrer a exposição direta. E nós sempre temos que tomar cuidado com a aplicação, respeitando a quantidade de produto, semelhante a uma colherzinha de café cheia para o rosto. A camada de protetor deve ser generosa para cobrir toda a área facial”, diz a médica.

 

Skincare Express (Foto: Reprodução)

 

“Para garantir que a pele esteja realmente protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, que estão cada vez mais fortes, é preciso que haja três tipos de proteção: a química, a física e a biológica. Os protetores solares mais comuns e populares disponíveis no mercado costumam contar apenas com a proteção química que, em virtude do suor e outras ações, pode desestabilizar os ativos protetores presentes no produto. A proteção física trabalha a reflexão, dessa forma, é criada uma barreira (como se fosse uma parede de tijolos) que reflete a radiação UVA e UVB. Quanto à proteção biológica, a presença de ativos antioxidantes é essencial para reforçar a proteção da pele”, conta Isabel Piatti, Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita. Se sobrar tempo, você pode ficar à vontade para maquiar a pele, porque o básico você já fez!

 

À noite: À noite, limpe a pele do rosto e repita o ritual de beleza da manhã, desconsiderando, claro, a fotoproteção. A limpeza deve ser feita massageando e deixando o produto na pele antes de retirá-lo. “É importante sentir a pele limpa, sem resquícios de fotoprotetor. É possível usar também, uma vez por semana, um esfoliante que vai adicionar mais dois minutos nos seus cuidados diários, mas garante uma textura mais suave e também facilita a absorção dos ativos de tratamento que vem a seguir”, diz a Dra. Letícia.

 

Skincare Express (Foto: Reprodução)

Fotos: Reprodução 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

No rosto, gaste alguns minutos na hidratação, mas adicione também fórmulas recomendadas pelo dermatologista – e que vão fazer a sua rotina mais eficaz. “Elas podem contar com o retinol, substâncias clareadoras, renovadoras, estimuladoras de colágeno e antioxidantes para máximo efeito antiaging”, finaliza a Dra. Letícia Bortolini.

 

Fonte: Quem 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2021. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.