27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
12/02/2024

Veja se o jejum intermitente pode 'atrasar' o envelhecimento celular

Foto: Reprodução

Bastante popular, o jejum intermitente oferece vantagens à saúde; descubra se prevenir o envelhecimento das células é uma delas

A popularidade do jejum intermitente não para de crescer nos últimos anos. A estratégia consiste em alternar fases de jejum e de alimentação, com restrição de tempo entre elas. A abordagem comumente usada é com um padrão 16:8, ou seja, um período de jejum de 16 horas e um período de alimentação de 8 horas.Para alcançar isso, bastaria pular ou atrasar a hora do café da manhã ou também jantar mais cedo.

 

Logo, podemos dizer que este método de ingestão consiste na restrição calórica durante determinadas horas do dia, de forma a diminuir a janela de tempo em que se pode comer para, assim, reduzir o excesso de gordura, melhorar condições digestivas ou até retardar o envelhecimento celular.Com o envelhecimento, esses radicais livres se acumulam e destroem o nosso material genético. Em suma, com o tempo, os mecanismos de reparação são afetados e reduzidos.

 

Para retardar o envelhecimento celular, seria mais aconselhável criar mais fábricas de produção de energia, ou seja, novas mitocôndrias; reparar os danos às células; e, claro, eliminar o que não pode ser recuperado por meio do processo de autofagia.A autofagia é um processo no qual os macrófagos, células encarregadas de limpar o “lixo celular”, comem as células que não foram capazes de se reparar.

 

Veja também 

 

QUER PREVENIR A IMPOTÊNCIA? ESTUDO SUGERE FORMA SIMPLES - E AGRADÁVEL - DE FAZER ISSO. SAIBA QUAL

 

Pouco calórico, vegetal desincha e aumenta a saciedade. Saiba qual é

É aqui que o jejum intermitente entra em ação, como um dos diferentes mecanismos capazes de promover essa autofagia. Claro que não se trata do único mecanismo existente, podemos contar também com a atividade física, que cria novas mitocôndrias.Além disso, no mundo de abundância e opulência em que vivemos, o jejum oferece múltiplos benefícios porque aciona mecanismos adaptativos que promovem envelhecimento mais saudável, que deles se destacam:

 

( Foto: Reprodução)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

No jejum, as células podem ativar esse processo em que componentes celulares danificados ou envelhecidos são decompostos e reciclados. Isso colabora com a renovação celular e a eliminação de elementos indesejados.O jejum reduz o estresse oxidativo, diminuindo a quantidade de radicais livres. O estresse oxidativo está associado ao envelhecimento e ao dano celular.Isso ajuda a regular os níveis de glicose sanguínea, que estão ligados à longevidade e à saúde metabólica.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.